Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Projeto de ensino estimula os alunos a simular um planejamento de logística organizacional

Turmas participam de curso com o Flexsim e simulam projetos de vendas, armazenamento, distribuição e transportes de produtos

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 09/08/2023 15h30, última modificação: 09/08/2023 15h30
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Estudantes participam do curso com simulador em 3D

Estudantes participam do curso com simulador em 3D

Os alunos do curso técnico integrado em Logística  participaram de um curso com simulador de eventos que soluciona problemas e auxilia no planejamento da logística organizacional. O curso tem carga horária de 20h e ocorrerá todas as quarta-feiras com quatro  turmas do curso técnico do campus Benedito Bentes do Instituto federal de Alagoas (Ifal.

A ferramenta utilizada no curso é um simulador denominado Flexsim que é uma plataforma de modelagem e análise de 3 dimensões que combina os métodos de simulação de evento e  é utilizado por empresas e universidades.

O curso com simulador é um projeto de ensino sob a orientação do professor Diego da Guia e que tem como instrutoras as alunas do curso técnico, Weslannc Maria Pereira e Mayara da Conceição dos Santos.

Segundo o professor Diego da Guia, o uso do simulador resulta em um entendimento da aplicação da logística em qualquer setor de uma organização para que  haja planejamento e tomada de decisões. “O simulador tanto tem um objetivo didático como operacional e, com ele, o estudante adquire, ao usar a ferramenta digital, conhecimentos sobre como aplicar as práticas profissionais no mercado de trabalho”, explicou o docenteFerramenta online facilita o planejamento das empresas no âmbito da logística

A eficiência  do software no processo da logística organizacional tem resultado na aquisição do produto pelas universidades para oferecer consultorias às empresas no planejamento  de vendas, distribuição e transportes dos produtos. Para isso, profissionais  estão sendo capacitados na academia. “Aqui no Ifal passamos a utilizar  o simulador para melhor preparar os estudantes  a encarar  a realidade de um mercado de trabalho inovador e para que eles possam desenvolver um planejamento consciente e eficaz quando estiverem atuando como profissionais de logística”, declarou o professor.