Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Projeto Alvorada inicia atividades no dia 15 no Campus Benedito Bentes

Projeto Alvorada inicia atividades no dia 15 no Campus Benedito Bentes

publicado: 06/12/2021 09h58, última modificação: 14/12/2021 10h07

O Projeto Alvorada, uma parceria entre  o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), começa suas atividades no dia 15 deste mês, às 9h, com a realização de um evento no Campus Benedito Bentes. A ação consiste em promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional, iniciativa que terá a participação de servidores do Ifal, como bolsistas que foram escolhidos após um processo seletivo  que ofereceu vagas e cadastro de reserva para atuar como bolsistas pelo período de 5 ou 10 meses, para os cargos de professor/a nas áreas de Letras, Direito, Informática, Segurança do Trabalho, Enfermagem e Química; supervisor/a de estágio; assistente pedagógico-administrativo; tutor/a; psicólogo/a ou assistente social. Os vencimentos variam entre  R$ 750,00 a 1.500,00.

O evento, que tem como objetivo contribuir no processo de ressocialização de egressos do sistema prisional, ocorrerá no auditório do campus do Ifal na parte alta de Maceió, das 9 às 16h será aberto pela pró-reitora de Extensão, Elisabete Duarte, pelo diretor-geral da unidade de ensino, Alexandre Bonfim e  pelos representantes do Depen, Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social/Escritório Social.

Depois da cerimônia de abertura, haverá, das 9h20 às 10h10, uma palestra sobre o tema “Políticas públicas e de Estado - Educação relacionada à ressocialização'', com a pedagoga Maria Conceição Valença, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas Ufal) e líder do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação em Prisões (GPEP). O GPEP compõe a Rede Nacional de Estudos e Extensão em Contextos de Privação de Liberdade - REMIR, com representação na Regional Nordeste). Em seguida, constará da programação, uma atividade cultural com o grupo Artifal. De 11h05 às 11h55, Maurício Caldas,  técnico do Ifal, fará uma apresentação  sobre as especificidades do Projeto nos seus aspectos administrativos (Controle de frequências, compensação de Carga horária, pagamentos e outros).No período da tarde, a atividade prossegue com uma dinâmica de grupo e uma apresentação sobre das especificidades do Projeto nos seus aspectos pedagógicos (Projeto do Curso, proposta de metodologia e Calendário Acadêmico). O encontro será encerrado às 16h.