Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Projeto Alvorada: Ifal certifica estudantes do curso de Higienista de Serviços da Saúde

O objetivo do curso foi promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional

publicado: 01/11/2022 17h01, última modificação: 01/11/2022 17h01
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Estudantes certificados na solenidade desta terça-feira (1)

Estudantes certificados na solenidade desta terça-feira (1)

Dez alunos do curso de Higienista de Serviços de Saúde do projeto Alvorada foram certificados na manhã desta terça-feira (1) pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por intermédio do Campus Benedito Bentes. A solenidade ocorreu no auditório da unidade de ensino da parte alta de Maceió.O projeto é uma parceria entre o Ifal, a Fundação Universitária de Desenvolvimento, Extensão e Pesquisa (Fundepes), a Secretaria estadual de Ressocialização  e Inclusão Social (Seris) e o Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional. O objetivo é promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional. A turma, formada por 20 alunos, começou as atividades letivas no dia 31 de janeiro deste ano e a duração foi de oito meses, o que totaliza 500 horas de aulas. Durante este período, os estudantes receberam uma bolsa de R$ 831,80 e tiveram aulas teóricas de Português, Informática, Direito, Matemática, além de assuntos vinculados à área de higienista. Os estágios supervisionados ocorreram no Hospital Universitário e na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do bairro Benedito Bentes.

Estudante recebe  o certificado de higienista de serviços de saúde das mãos da pró-reitora de Extensão elizabeth Duarte A mesa solene foi  composta por Elizabeth Duarte, pró-reitora de Extensão que, na ocasião representou o reitor do Ifal Carlos Guedes, pela pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, Ana Paula Silva, representante do escritório social da Seris,Max Manhas, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Benedito Bentes, Chélida Arroxelas, representante das unidades concedentes do estágio, Alessandra Vieira, representante dos docentes, e Jonathan Bruno Torres, representante dos discentes.

Porta aberta

O ato solene teve início com a entrega dos certificados aos participantes do curso, seguido dos depoimentos dos alunos. Jonathan Torres agradeceu o aprendizado adquirido durante o curso e  a oportunidade de a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Benedito Bentes ter aberto as portas  para realização do estágio.Daniella Ramos também agradeceu aos professores, ao Ifal e à Upa por ter realizado estágio e Natanael Friederick destacou o apoio recebido da professora Ana Paula. “Eu tive problema no passado, mas tive uma pessoa que me deu o maior apoio para mudar, que foi a professora Ana Paula. O que eu aprendi, abriu as portas para a mudança. Hoje eu e mais dois colegas trabalhamos na empresa de higienização que presta serviços para as Upas e para o Hospital Universitário. Agradeço a Deus por essa oportunidade e peço a ele que tenha paciência conosco”, ressaltou Natanael.

Para Chélida Arroxelas,”os que fazem a Upa, na realidade aprenderam mais com ele do que repassaram. Aprendemos a ser imaginário. A gente sente muito a falta de vocês lá. Alguns ainda continuam lá. Isso é só uma ponta para vocês seguirem adiante”, declarou.

A pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa fez uma síntese do histórico do curso com 500 horas de duração, estágio supervisionado e realizado de janeiro a outubro.Para ela, o certificado entregue, naquela ocasião, é uma representação muito grande para os egressos do sistema prisional que precisam de uma oportunidade para o mundo do trabalho, para o setor produtivo, para si e para a sua família”, afirmou a dirigente. Cledilma enfatizou a parceria entre as instituições para a oferta do curso. “Quando vejo vocês com esta camisa (do Ifal) digo que, por onde vocês passam, são respeitados. Agora vocês têm uma política que consegue trazer um pouco de esperança”, acrescentou.

Max Manhas ao representar a Direção-Geral do  Campus Benedito Bentes deu os parabéns aos estudantes certificados e lembrou-lhes a abertura das inscrições para os cursos técnicos da unidade de ensino.

Artifal, coro do Campus Marechal Deodoro abriu a solenidade

A pró-reitora de Extensão, Elizabeth Duarte afirmou estar muito feliz em participar do evento que considerou um momento de alvorada para os participantes. Para ela, a alvorada significa despertar para  o novo. Destacou ainda,  a importância de o Campus Benedito Bentes ter aberto as portas para a realização do curso e  agradeceu a toda a equipe da Proex. Elizabeth estendeu os agradecimentos à Seris e à Upa pelas parcerias feitas com o Ifal e por proporcionarem a oportunidade de trazerem a prática profissional. “A palavra é agradecimento e  felicitações para vocês”, disse, referindo-se aos alunos participantes.

A solenidade de certificação do curso de Higienista de Serviços de Saúde, do projeto Alvorada foi aberta com a apresentação do Artifal, coral do Campus Marechal Deodoro, regido pelo professor Leonardo Arecippo no auditório do campus  e encerrada pelo Coro Jovem do Ifal, sob o comando do professor, André Sousa, do campus Maceió que se apresentou no pátio.

Coro Jovem, do Campus Maceió encerrou a solenidade de certificação dos estudantes do curso

O curso contou com a participação dos servidores do Ifal e de outros instituições de ensino superior como bolsistas, para os cargos de professores nas áreas de letras, direito, informática, segurança do trabalho, enfermagem, química, supervisor de estágio, assistente pedagógico-administrativo e psicólogo.