Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Professores de Logística promovem reencontro online com os estudantes

Professores de Logística promovem reencontro online com os estudantes

Na Live, foram esclarecidas dúvidas sobre calendário letivo, TCC e prática profissional

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 05/06/2020 11h13, última modificação: 05/06/2020 11h13
Exibir carrossel de imagens Reprodução YouTube Por meio de uma live,docentes tiram dúvidas dos estudantes

Por meio de uma live,docentes tiram dúvidas dos estudantes

Professores do curso técnico subsequente de Logística do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizaram na noite desta quinta-feira (4) um reencontro com os alunos que estão afastados da atividades letivas há dois meses e meio em decorrência da pandemia da Covid-19. O objetivo  foi  sanar dúvidas  sobre cronograma de aulas, carga horária, estágio profissional e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A iniciativa foi do Departamento de Ensino do campus, junto com a Coordenação do curso de Logística, por meio dos professores Max Manhas, Diego da Guia e Wellington Manoel que viabilizaram a transmissão ao vivo pelas plataformas Google Meet e YouTube.

O coordenador  do curso, Diego da Guia respondeu a todos os questionamentos feitos pelos alunos durante a live. A maioria tinha dúvida em relação ao TCC e estágio profissional. “Toda produção feita durante este período de quarentena é válida como atividade e sugiro que  vocês façam o TCC em dupla ou em trio que  será considerado com trabalho de sala de aula. Pensem em um assunto e um tema que vocês tenham mais familiaridade ”, explicou o docente.

No encontro, o coordenador orientou os estudantes sobre o processo de apresentação do trabalho de conclusão de curso para aqueles que já concluíram todas as etapas. O procedimento a ser adotado será enviar o relatório do TCC para a Coordenação do curso que, por sua vez, formará uma banca virtual e marcará a data de defesa online.

Diego da Guia também esclareceu sobre a suspensão do sistema SIGAA que armazena dados letivos dos estudantes. ”Algumas atividades estão autorizadas, mas o calendário letivo está suspenso e nós não podemos realizar atividades avaliativas pelo sistema porque não conseguiremos atender a todos os alunos. Muita  não têm acesso à internet, nem por telefone celular. Por isso, estamos realizando essas atividades fora do SIGAA”, disse.

O chefe do Departamento de Ensino, Max Manhas  também explicou como o cronograma letivo terá sequência no período pós-pandemia. “Quando houver o retorno haverá também a conclusão do semestre. Será uma sequência do período de aulas que foi suspenso”, ressaltou.

Outra dúvida dirimida pela equipe de docentes do curso de Logística foi acerca do exercício da atividade profissional como carga horária da disciplina estágio profissional. Se durante o período do curso, o estudante esteve trabalhando e já possui carga horária de 400 horas-aulas, esse tempo pode ser contabilizado como prática profissional.

Mês da Logística

Neste sábado (6) é comemorado o Dia da Logística  e antes da pandemia a intenção da Coordenação do curso técnico de Logística era realizar um evento comemorativo presencial. “Pensamos em adiar o evento, mas depois decidimos fazê-lo a distância e, em vez do Dia da Logística, comemoraremos o Mês da Logística que se constituirá de palestras ministradas por profissionais da área e professores do campus, sempre às terças-feiras, a partir das 19h30min.. O primeiro evento está marcado para o dia  9”, declarou Diego da Guia

Dois professores do curso serão os primeiros palestrantes que farão uma exposição sobre a  visibilidade da logística  no momento de pandemia (Marcos Charles) e aperfeiçoamento profissional (André Leite).A professora Patrícia Borsato, lotada no campus e integrante da Pró-Reitoria de Ensino do Ifal foi convidada e aceitou participar. Os canais serão informados pelos promotores do evento.

Os docentes também comunicaram aos alunos que estão sendo planejadas várias atividades letivas como, vídeos-aulas, aulas-online e outras formas de contatos virtuais com eles, as quais serão aplicadas ao longo das próximas semanas.

O diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim elogiou a iniciativa dos professores do curso técnico de Logística e afirmou que aquele momento foi resultado de ideias e sugestões de toda a equipe.

Assista à reprise da Live