Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Professora do Ifal é premiada, pelo segundo ano, pela Fapeal por publicação científica em revista acadêmica internacional

Docente terá artigo Qualis A publicado no periódico internacional Marine and Freshwater Research.

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 08/07/2024 17h24, última modificação: 08/07/2024 17h24
fotos cedida Professora Jordana Rangely é contemplada com premiação da Fapeal pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, a professora do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Benedito Bentes,  Jordana Rangely  foi contemplada com o prêmio de Excelência Acadêmica, da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de  Alagoas) por produzir um artigo Qualis A no  periódico internacional Marine and Freshwater Research.

O trabalho científico foi liderado pela docente que é doutoranda do PPG de Diversidade Biológica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sob a orientação da professora-doutora Dra Nídia Fabré e conta com a participação do pesquisador Matheus Barros, da Universidade de Washington-Estados Unidos,  da pesquisadora Tayana Oliveira, da Universidade de Aveiro-Portugal e dos pesquisadores Victor da Silva, Ivan Oliveira Assis e Daniele Souto-Vieira, da Ufal.  Na produção,  os autores explicam os mecanismos que permitem a coexistência de duas espécies de Mugil (tainhas) em relação a região estuarina e marinha costeira, utilizando modelos  estatísticos bayesianos. Segundo a autora, “o artigo tem relevância não apenas científica, mas também  econômica, já que as tainhas são um importante recurso pesqueiro, fundamental para segurança alimentar das comunidades tradicionais e da população como um todo”.

Para Jordana Rangely,  o anúncio da premiação no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, comemorado nesta segunda-feira , 8 de julho, foi uma  grata surpresa.

No ano passado, a professora recebeu o Prêmio Excelência Acadêmica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) por publicação de um artigo em revistas científicas de alto impacto - Qualis A. A entrega do prêmio foi feita pelo governador Paulo Dantas e ocorreu no Palácio República dos Palmares no dia 5 de junho. O artigo publicado pela docente teve como título, naquela ocasião, “Assessing interspecific variation in life-history traits of three sympatric tropical mullets using age, growth and otolith allometry” (“Avaliando a variação interespecífica nos traços da história de vida de três tainhas tropicais simpátricas usando idade, crescimento e alometria otolítica) publicado na Fisheries Research.

Acesse o artigo (em inglês)