Notícias
Professora do Ifal é premiada, pelo segundo ano, pela Fapeal por publicação científica em revista acadêmica internacional
Docente terá artigo Qualis A publicado no periódico internacional Marine and Freshwater Research.
Pelo segundo ano consecutivo, a professora do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Benedito Bentes, Jordana Rangely foi contemplada com o prêmio de Excelência Acadêmica, da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas) por produzir um artigo Qualis A no periódico internacional Marine and Freshwater Research.
O trabalho científico foi liderado pela docente que é doutoranda do PPG de Diversidade Biológica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sob a orientação da professora-doutora Dra Nídia Fabré e conta com a participação do pesquisador Matheus Barros, da Universidade de Washington-Estados Unidos, da pesquisadora Tayana Oliveira, da Universidade de Aveiro-Portugal e dos pesquisadores Victor da Silva, Ivan Oliveira Assis e Daniele Souto-Vieira, da Ufal. Na produção, os autores explicam os mecanismos que permitem a coexistência de duas espécies de Mugil (tainhas) em relação a região estuarina e marinha costeira, utilizando modelos estatísticos bayesianos. Segundo a autora, “o artigo tem relevância não apenas científica, mas também econômica, já que as tainhas são um importante recurso pesqueiro, fundamental para segurança alimentar das comunidades tradicionais e da população como um todo”.
Para Jordana Rangely, o anúncio da premiação no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, comemorado nesta segunda-feira , 8 de julho, foi uma grata surpresa.
No ano passado, a professora recebeu o Prêmio Excelência Acadêmica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) por publicação de um artigo em revistas científicas de alto impacto - Qualis A. A entrega do prêmio foi feita pelo governador Paulo Dantas e ocorreu no Palácio República dos Palmares no dia 5 de junho. O artigo publicado pela docente teve como título, naquela ocasião, “Assessing interspecific variation in life-history traits of three sympatric tropical mullets using age, growth and otolith allometry” (“Avaliando a variação interespecífica nos traços da história de vida de três tainhas tropicais simpátricas usando idade, crescimento e alometria otolítica) publicado na Fisheries Research.
Acesse o artigo (em inglês)