Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > ProfEPT/Ifal recebe a Turma 2023 durante aula inaugural

ProfEPT/Ifal recebe a Turma 2023 durante aula inaugural

Aprovados superaram uma concorrência local com mais de 600 candidatos

publicado: 24/03/2023 16h33, última modificação: 24/03/2023 16h33
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Novos (as) estudantes foram recepcionados em aula inaugural na manhão desta sexta-feira (24)

A aula inaugural da turma 2023 do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que tem  como instituição associada o campus Benedito Bentes, ocorreu na manhã desta sexta-feira (24) no auditório da unidade do Ifal na parte alta de Maceió. Foram recepcionados 24 alunos, sendo 12 da ampla concorrência e 12 servidores públicos federais. O Exame Nacional de Admissão (Ena) em Alagoas teve a participação de 624 concorrentes que disputaram as 24 vagas disponibilizadas.A cerimônia de abertura foi sequenciada por uma palestra intitulada “Ensino, pesquisa em ensino e área de ensino no Brasil” proferida pelo professor Wilmo Ernesto Francisco Junior, da Universidade Federal de Alagoas.

O evento teve a participação do reitor do Ifal Carlos Guedes, da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, da pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, do diretor-geral do campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, da coordenadora do ProfEPT/Ifal, Beatriz Medeiros, do coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação tecnológica e Profissional (Gepet), Jarbas Maurício e dos representantes dos discentes, Gerônimo Vicente (turma 2021) e  José Rubens Silva (turma 2022).

Ao abrir a série de discursos, a coordenadora do programa de mestrado deu boas vindas aos novos alunos e apresentou os professores participantes. Beatriz Medeiros destacou  a conquista das vagas pelos novos integrantes discentes diante a alta concorrência registrada de 624 para 24 vagas e ressaltou o apoio do campus para a consolidação da pós-graduação em nível stricto sensu.

Mesa solene da aula inauguralO diretor Alexandre Bonfim Barros fez a apresentação da equipe do campus e salientou a importância do ProFEPT para a unidade de ensino.”Sou um garoto-propaganda do programa pela sua eficiência, pelos bons professores e pelos prazos de defesas, rigorosamente cumpridos”, declarou o dirigente. Na sequência, a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, ressaltou a diversidade das turmas do mestrado profissional que, para ela, é importante para a consolidação de uma educação transformadora.”Analisar a educação do nosso país, a partir de pessoas de lugares tão diferentes para nós é muito importante, o que mostra a diversidade deste mestrado” afirmou.

A pró-reitora da PRPPI, Eunice Palmeira anunciou. como novidade, durante o evento, a discussão sobre a implantação deReitor Carlos Guedes congratula-se com os novos alunos do ProfEPT um doutorado. “As nossas pós-graduações prestam serviços à população, beneficiando os serviços municipal, estadual e  federal”, acrescentou.

O reitor Carlos Guedes  deu boas-vindas a turma 2023 e o trabalho desenvolvido pela Coordenação do ProfEPT e pela Direção-geral do campus Benedito Bentes e dirigiu a palavra para alguns servidores do Ifal aprovados desejando-lhes sucesso durante as aulas do mestrado.

O evento teve sequência  com a palestra do professor Wilmo Francisco Júnior no período da manhã. À tarde, a programação de recepção aos novos alunos teve sequência com a apresentação dos professores do programa.

Professor Wilmo Francisco  Júnior durante palestra