Notícias
ProfEPT/Ifal e GepEPT realizam 5º Colóquio de Pesquisa em EPT
A Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Educação sexta-feira,(29/11) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica - GepEPT realizaram, na sexta-feira (29/11) o 5º Colóquio de Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica. O evento ocorreu no auditório do Campus Benedito Bentes com participação de estudantes, egressos, docentes e dirigentes do Ifal.
O 5º Colóquio de Pesquisas em EPT teve início com a formação da mesa solene composta pelo representante da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), Joabe Gomes de Melo, coordenador de pós-graduação do Ifal.Pelo coordenador do ProfEPT/Ifal, André Suêldo, por Max Manhas, representante da Direção-geral do Campus Benedito Bentes, pelo representante do GepEPT -ProfEPT/Ifal, Jarbas Gomes e pela representante dos discente,Walkiria Maria Bomfim Costa.
Após os discursos dos participantes da mesa solene ocorreu a palestra da professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Abdizia Maria Alves Barros que ministrou uma conferência sobre o tema “As contribuições de Freire para os processo de ensino-aprendizagem na EPT”. Durante a exposição oral, a docente traçou a trajetória de Paulo Freire e como suas contribuições teóricas e práticas do escritor e pesquisador podem ser aplicadas na educação profissional e tecnológica, além de fazer recortes de suas experiências com o método pedagógico do renomado pedagogo.
Mesas-redonda
Após a palestra, o evento prosseguiu com a primeira mesa-redonda intitulada “Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica”, conhecida como linha 1 do ProfEPT, que teve a participação de Acássia Deliê - jornalista e mestra em EPT e que apresentou a pesquisa "Educação Midiática no Contexto da EPT: uma proposta de ensino no IFAL - Campus Marechal Deodoro", junto com o produto educacional "Deixa de Migué, - Oficina Interdisciplinar de Educação Midiática na EPT" e Lídia Maria da Silva Santos, Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), com especializações em Educação Especial e Inclusiva e em Gestão Educacional Profissional e Tecnológica. A mesa-redonda foi mediada por Adriana Cerqueira, graduada em Comunicação Social nas habilitações de Jornalismo e Relações Públicas e Licenciada em Letras e Artes Visuais, mestra em Educação Profissional e Tecnológica, e doutoranda em Ciências da Educação.Atualmente coordena o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do campus Satuba.
No período da tarde, no horário das 13h às 14h, ocorreu uma sessão de pôsteres com trabalho de pesquisa realizado por estudantes e docentes sobre a Educação Profissional e Tecnológica. Essa atividade foi seguida pela segunda mesa-redonda sobre o tema “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica” - a linha 2 do ProfEPT/Ifal com participação de Hermes Lucas Padre dos Santos, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação profissional e tecnológica (ProfEPT/Ifal-CABB) e coordenador de Apoio Acadêmico do Campus Coruripe do Ifal que apresentou o trabalho de pesquisa que propõe, como produto educacional, um curso sobre EPT para docentes e servidores técnicos administrativos do Ifal, seguido por Gerônimo Vicente dos Santos - mestre em EPT, servidor do Campus Benedito Bentes e jornalista que expôs o produto educacional o documentário com o tema “Campi Centenários do Ifal como lugares de memórias e de identidades” e a também mestra em EPT, Andressa Rodrigues Sabino Ricardo Moraes que apresentou o produto educacional “E-book: inovação e propriedade intelectual no Instituto Federal de Alagoas”. A mesa-redonda foi mediada por Jaquelina Gomes, mestranda e coordenadora de Programas e Projetos de Extensão (CPPE) da Pró-reitoria de Extensão do Ifal, graduada em Licenciatura em História, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006), e especialista em Nível de Pós-Graduação"Lato Sensu" em Educação e Sociedade.
A atividade que finalizou o 5º Colóquio foi o lançamento do livro “Memórias em Si” , que está na terceira edição e que traz depoimentos dos estudantes da turma de 2024. A publicação é organizada pelos professores André Suêldo, Ricardo Cavalcanti e Nelson Vieira Meirelles e, na ocasião do lançamento, os discentes Victor André Magalhães, Walquíria Bonfim e Ana Quitéria Menezes.
O 5º Colóquio de Pesquisas em EPT foi organizado pelos professores Adalberon Moreira de Lima Filho,André Suêldo Tavares de Lima, Jarbas Mauricio Gomes,Regina Maria de Oliveira Brasileiro e pelos estudantes, Chrystian Santos da Silva,Jacqueline Gomes,José Antonio de Oliveira dos Santos,Lídia Maria da Silva Santos,Victor André Carneiro Magalhães, Hellen Oliveira e Walkíria Maria Bomfim Costa, da turma 2023.