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Produto Educacional orienta estudantes sobre acesso a minicurso sobre Noções de Libras no Ifal
Projeto é de autoria do mestre Ermans Carvalho e pode ser acessado no repositório Educapes
Um guia de orientação de acesso a um minicurso intitulado “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libra no Ifal” é o mais recente produto educacional do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (ProfEPT/Ifal) inserido na Educapes (portal de objetos educacionais abertos). De autoria do mestre Ermans Quintela Carvalho, o material digital tem a finalidade de orientar e auxiliar o acesso ao minicurso, ofertado no Ambiente Virtual de Aprendizagem ( AVA) do Google Classroom (Google Sala de Aula) como suporte na trajetória de aprendizagem dos estudantes da instituição.
A defesa do produto educacional e da dissertação intitulada “A promoção da acessibilidade na Educação Profissional e Tecnológica: reflexões sobre cultura surda e Libras por meio da oferta de um minicurso a estudantes do Ensino Médio Integrado” ocorreu em 14 de dezembro passado, sob orientação do professor Ricardo Jorge Cavalcanti que compôs a banca examinadora ao lado dos docentes Jair Barbosa da Silva (Ufal) e Ana Paula Santos de Melo Fiori (ProfEPT/Ifal).
A finalidade do guia é promover a aprendizagem acerca da cultura surda e das noções de Libras a discentes do Ifal com o intuito de auxiliar o processo de inclusão dos alunos surdos no Ifal e na sociedade..Segundo o autor, o produto educacional se materializou na criação do minicurso bilíngue (em Língua Portuguesa e em Libras), intitulado “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal”, como intuito de promover a aprendizagem acerca da cultura surda e noções de Libras a discentes do Ifal e de auxiliar no processo de inclusão dos alunos surdos no Ifal”.
Os instrumentos utilizados durante a pesquisa incluiram a aplicação de questionários semiestruturados e a observação em sala de aula, cujos resultados foram utilizados em dois momentos. Primeiramente, na elaboração do Minicurso “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal” para o ensino de Libras e, posteriormente, para a elaboração do Guia para Acesso ao Minicurso.
No minicurso, são contempladas discussões sobre processos histórico-legais da inclusão do surdo no Brasil, as especificidades linguísticas, culturais e identitárias da comunidade surda, bem como o ensino básico de Libras, considerando o trabalho como princípio educativo, no contexto investigativo de formação com vistas ao mundo do trabalho. Ainda, de acordo com Ermans Carvalho, a necessidade do minicurso foi constatada pelos professores de Libras e pelo coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Maceió do Ifal.
Para acessar o minicurso, o estudante deve criar um email no gmail ; acessar a turma do Google Classroom e e assistir aos vídeos disponíveis sobre inclusão e cultura surda (Videoaula 1), noções de Libras (Teoria, alfabeto manual, números, cumprimentos/saudaçãoes - Videoaula 2) e noções de Libras no Ifal (Facilitadores de interação, contextos educacional, profissional e no Ifal - Videoaula 3).
Acesse ao Guia de Acesso ao Minicurso: “Inclusão da Cultura Surda e Noções de LIbra no Ifal”