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Produto Educacional destaca as contribuições dos técnicos administrativos do Ifal no processo de inclusão escolar

publicado: 06/12/2021 11h37, última modificação: 06/12/2021 11h37

 As contribuições dos servidores técnicos administrativos (TAEs) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) nos processos de inclusão escolar na instituição de ensino  fazem parte da temática de um produto educacional do mestrado do Programa de Mestrado em Educação Profissional do Ifal (Profept/Ifal). A autoria é da mestre Hérlei Mariano Martins Alves, técnica em assuntos educacionais da Ufal ( Universidade Federal de Alagoas), sob a orientação do professor Jarbas Mauricio Gomes. O objetivo principal da pesquisa consistiu em analisar as contribuições dos técnicos administrativos em educação nos processos de inclusão escolar na Educação Profissional e Tecnológica, aos quais foi oferecido, como Produto Educacional, um curso sobre inclusão escolar destinado aos servidores administrativos do Campus do Ifal Santana do Ipanema. A  banca examinadora que aprovou o projeto foi constituída pelos professores e professoras  Jarbas Mauricio Gomes (Orientador), Eromi Izabel Hummel (Unespar/PR),  Géssika Cecília Carvalho (Ifal) e por Fábio Francisco de Almeida Castilho (ProfEPT/Ifal).

 O Produto Educacional está disponível no  Portal da Educapes (clique) e a formação apresentou a inclusão escolar como uma construção coletiva e de sensibilização aos técnicos administrativos.

Segundo a autora, a ideia da oferta de um curso destinado ao corpo técnico nasceu do olhar sensível e da larga experiência em inclusão escolar da professora-doutora Géssika Cecília Carvalho, que orientou a investigação em sua porção inicial (2019-2020). “Completou o quadro de motivações para a elaboração do PE, a minha atuação profissional como técnica administrativa em educação (Ufal), desde 2017”, explicou Herlei Alves

A carga horária total do curso foi de 20 horas, organizada para garantir o tratamento do conteúdo programático necessário para apresentar as questões ligadas à atuação dos técnicos administrativos nos processos de inclusão escolar, no contexto da EPT. O conteúdo consistiu da discussão sobre  a Educação Inclusiva e a Educação Especial, seguida pela Inclusão Social no Brasil, Voltando o Olhar para a Inclusão na EPT e A Práxis Inclusiva de Técnicos Administrativos em Educação