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Produto educacional aglutina ciência e formação humana integral em componente curricular do curso de Eletrotécnica do Ifal
Vídeo contra a história de Michael Farady e sua contribuição para mudança no mundo científico, tecnológico e de formação humana
A história contada em vídeo de Michael Faraday, cientista responsável criação do primeiro motor elétrico compõe o produto educacional do mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no Campus Benedito Bentes, Jonathas Costa Vieira dos Santos. O trabalho hoje, integra o componente curricular Motores Elétricos do curso de Eletrotécnica do Campus Maceió e se constitui de um vídeo sobre a história de Faraday e as consequências de sua invenção para a ciência, a tecnologia e a formação humana.
Jonathas Costa desenvolveu a pesquisa a partir de um questionamento próprio sobre a forma como o Ifal oferece uma formação humana integral aos discentes da terceira série do ensino médio integrado ao curso técnico em Eletrotécnica, abordando de modo crítico o trabalho a ciência e a tecnologia como parte da complexidade social. Ao refletir sobre essa questão, o então mestrando apontou como base do estudo a realidade do cientista Michael Faraday, estudioso dos fenômenos elétricos no século 19.
O professor do componente curricular Máquinas Elétricas colaborou com a pesquisa ao demonstrar aos estudantes durante aula de campo, a aplicação das máquinas elétricas na indústria. “Trabalhamos na distribuidora de energia elétrica do Estado de Alagoas e observamos estudantes em atividades extraclasse nas dependências da companhia O percurso até que chegássemos ao formato do Produto que apresentamos aqui não foi simples . Muitas foram as possibilidades, muitos os erros e desencontros teóricos e metodológicos até que o produto chegasse ao seu formato atual", explicou.
Foram envolvidos na pesquisa, 18 anos com idade entre 17 a 20 anos. Questionários semi estruturados foram aplicados para coletar dados dos sujeitos antes e depois da produção do vídeo. Esta equipe de pesquisa visitou o Campus Maceió para demonstrar por meio do produto educacional a importância da ciência para a eletrotécnica e como as pesquisas científicas interferem na realidade. O percentual dos que se interessaram pela pesquisa científica foi de 62%, sendo que 11% deles participaram ou participam de grupos de pesquisas no Ifal e em outra instituição.
Da janela para o mundo da pesquisa
Jonatas Costa idealizou o produto educacional a partir de uma observação feita na oficina de transformadores da empresa Equatorial, local de trabalho do pesquisador . "O prédio em que eu trabalhava ficava ao lado desta oficina de reparo de transformadores e eu percebi da janela, um movimento de estudantes do Ifal. Então comecei a investigar a presença dos alunos e descobri que eram estudantes do curso técnico de Eletrotécnica em uma aula de campo do componente curricular Máquinas Elétricas”, declarou Jonatas.
O pesquisador, a partir da observação ,começou a estudar as fases de criação do equipamento até chegar ao cientista Michael Faraday que desenvolveu o primeiro motor elétrico da história no século 19. A partir desta observação pensou em produzir um produto educacional que tivesse sentido humanista e tecnológico. ”Entendi que o preceptor abria o equipamento para que os alunos analisassem e então comecei a estudar o que estava por trás de um transformador elétrico, quais as técnicas. Então surgiu a ideia de discutir o produto educacional que contasse um pouco a ciência como indutor de formação humana integral”, ressaltou Jonathas.
A ausência dessa discussão humana integral dentro do componente curricular também foi um espaço para a elaboração do produto educacional.
Assista ao produto educacional
Leia a dissertação de Jonathas Costa