Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Produto educacional aglutina ciência e formação humana integral em componente curricular do curso de Eletrotécnica do Ifal

Vídeo contra a história de Michael Farady e sua contribuição para mudança no mundo científico, tecnológico e de formação humana

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 15/07/2021 14h52, última modificação: 15/07/2021 15h13
Reprodução Vídeo sobre o método Faraday, produto de Jonathas Costa, integra componente curricular Motores Elétrico do curso técnico de Eletrotécnica do Ifal

A história contada em vídeo de Michael Faraday, cientista responsável criação do primeiro motor elétrico compõe o produto educacional do mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no Campus Benedito Bentes, Jonathas Costa Vieira dos Santos. O trabalho hoje, integra o componente curricular Motores Elétricos do curso de Eletrotécnica do Campus Maceió e se constitui de um vídeo sobre a história de Faraday  e as consequências de sua invenção  para a ciência, a tecnologia e a formação humana.

Jonathas Costa  desenvolveu a pesquisa a partir de um questionamento próprio  sobre  a forma como o  Ifal oferece uma formação humana integral  aos discentes da terceira série do ensino médio integrado ao curso técnico em Eletrotécnica, abordando de modo crítico o trabalho a ciência e a tecnologia como parte da complexidade social. Ao refletir sobre essa questão, o então mestrando apontou como base do estudo a realidade  do cientista Michael Faraday, estudioso dos fenômenos elétricos no século 19.

O professor do componente curricular Máquinas Elétricas colaborou com a pesquisa ao demonstrar aos estudantes  durante aula de  campo, a aplicação das máquinas elétricas na indústria.  “Trabalhamos na distribuidora de energia elétrica do Estado de Alagoas e observamos estudantes em atividades extraclasse  nas dependências da companhia O percurso até que chegássemos ao formato do Produto que apresentamos aqui não foi simples . Muitas foram as possibilidades, muitos os erros e desencontros teóricos e metodológicos até que o produto chegasse ao seu formato atual", explicou.

Foram envolvidos na pesquisa,  18 anos com idade entre 17 a 20 anos. Questionários semi estruturados foram aplicados para coletar dados dos sujeitos antes e depois da produção do vídeo. Esta equipe de pesquisa visitou o Campus Maceió  para demonstrar por meio do produto educacional a importância da ciência  para  a  eletrotécnica  e como as pesquisas científicas interferem na realidade.  O percentual dos  que se interessaram pela pesquisa científica foi de 62%, sendo que 11% deles participaram ou participam de grupos de pesquisas no Ifal e em outra instituição.

Da janela para o mundo da pesquisa

Jonatas Costa  idealizou o produto educacional a partir  de uma observação feita na oficina de transformadores  da empresa Equatorial, local de trabalho do pesquisador . "O prédio em que eu trabalhava ficava ao lado desta oficina de reparo de transformadores e eu percebi da janela, um movimento de estudantes do Ifal. Então comecei a investigar a presença dos alunos e descobri que eram estudantes  do curso técnico de Eletrotécnica em uma aula de campo do componente curricular Máquinas Elétricas”, declarou Jonatas.

O pesquisador, a partir da observação ,começou a estudar as fases de criação do equipamento até chegar  ao cientista Michael Faraday que desenvolveu o primeiro motor elétrico da história no século 19. A partir desta observação  pensou em produzir um produto educacional que tivesse sentido humanista e tecnológico. ”Entendi que o preceptor abria o equipamento para que os  alunos  analisassem e então comecei a estudar o que estava por trás de um transformador elétrico, quais as técnicas. Então surgiu a ideia de discutir o produto educacional que contasse um pouco a ciência como  indutor de formação humana integral”, ressaltou Jonathas.

A ausência dessa discussão humana integral dentro do componente curricular também  foi um espaço  para a elaboração do produto educacional.

Assista ao produto educacional

Leia a  dissertação de  Jonathas Costa