Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Alunos do Campus Benedito Bentes lançam e-book sobre Saúde Coletiva como produto das aulas remotas

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 24/11/2020 15h52, última modificação: 24/11/2020 22h00
Exibir carrossel de imagens Divulgação produto eletrônico dos alunos do curso técnico em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Ifal

Um e-book sobre Saúde Coletiva e Educação e Saúde foi elaborado pelos alunos do segundo período do curso técnico em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e já é uma referência de leitura para os demais estudantes  da unidade de ensino e para a comunidade do bairro mais populoso de Maceió. Tudo porque, a produção eletrônica traz assuntos importantes na área de saúde pública como por exemplo a, Saúde Indígena e Quilombola, Programa de Saúde na Escola Programa de Saúde na Escola, Planejamento Reprodutivo e Direitos Sexuais, Programa Nacional de Vacinação PNI, Calendário Básico de Vacinação e sobre o coronavírus temas tão recorrentes em momento de pandemia no país e no Mundo.

Segundo a professora Patrícia Cavalcante Florêncio, da disciplina Saúde Coletiva e Educação em Saúde II, “o resultado superou as expectativas de todos nós e surgiu a vontade de divulgar as produções como forma de valorizar e incentivar os alunos,  mostrando que apesar das dificuldades encontradas podemos ir além, publicando os resultados dos esforços de todos”.

A publicação foi produzida durante as aulas remotas do campus do Ifal na parte alta de Maceió, seguindo o cronograma e conteúdos da disciplina. O uso das ferramentas digitais como forma de interação, motivação, desenvolvimento do protagonismo e autonomia do aluno foi essencial para o resultado do trabalho informativo.

A professora do campus explicou ainda  que a semana de ambientação para os alunos realizada no Campus e os cursos da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) para os docentes para uso das ferramentas tecnológicas foram essenciais para desenvolver os trabalhos nesse ensino remoto.

Ao final do e-book, os alunos  dão opinião sobre a nova forma de ensino em função da pandemia. "O ensino remoto nos trouxe grandes desafios e consequentemente grandes aprendizados. Nos mostrou que podemos superar limites e sermos protagonistas da nossa própria história, com foco, organização e autonomia. Parabéns a todos pela perseverança e garra para atravessarmos  mudanças e avanços tão importantes na nossa trajetória. Avante, não desistamos!".

Para se chegar à publicação, algumas etapas foram estabelecidas e cumpridas pelos alunos como  a realização de jogos, mapa mental, padlet, infográficos, palavras cruzadas, quiz e formulário avaliativo. Vinte e um estudantes participaram do e-book. O conteúdo foram abordados por meio de aulas síncronas com utilização do Google Meet  e assíncronas por intermédio de chat, fórum whatsApp e e-mail. Foram utilizadas nas atividades as ferramentas digitais: Wordwall; Mindmeister; Flipgrid; Padlet; Anchor; Canva; Quizizz; Mentimeter; oCan; Formulários Google; Google Apresentações e Powtoon.

Clique e acesse ao e-book Saúde Coletiva e Educação em Saúde II