Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Prevenção da saúde e atividades logísticas são temas da 1ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus

Evento faz parte da programação de aniversário da unidade do Ifal

publicado: 26/11/2019 17h06, última modificação: 26/11/2019 17h07
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente 1ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus.

1ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus.

As técnicas da prevenção e  dos cuidados com a saúde e sobre  o armazenamento, distribuição e transportes de produtos foram temas do primeiro dia da 1ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão que começou nesta terça-feira (26) no Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas como parte das comemorações do terceiro ano de existência da segunda unidade de ensino do Ifal na capital alagoana.

As salas de aula foram ocupadas por equipamentos dos cursos técnicos de Logística e de Enfermagem para que os alunos transmitissem  aos colegas e à comunidade, os conhecimentos adquiridos.

Na sala de Enfermagem, os estudantes expuseram sobre os Fundamentos da Enfermagem quando apresentaram os cuidados com a saúde do paciente, a higiene na saúde, os procedimentos técnicos de medição e a  aplicação de medicamentos. Eles expuseram ainda sobre a ação dos microrganismos na saúde do ser humano, por meio da elaboração de um calendário de visualização de bactérias. Outro grupo orientou os visitantes sobre  a anatomia humana. Já os alunos do segundo período demonstraram a grade curricular do curso e a realização de visitas técnicas a estabelecimentos hospitalares e unidades de ensino para realização de aulas práticas.

Oportunidade

Aparecida Silva (esq) e Paula Moniqueestavam paradas há quase dez anos e resolveram cursar técnicas de Enfermagem (foto:Gerônimo Vicente)As estudantes do curso técnico de Enfermagem,  Paula Monique Cavalcante e Maria Aparecida dos Santos que participaram da exposição sobre os Fundamentos da Enfermagem  e demonstraram satisfação por serem alunas do curso. Ambas estavam há muito tempo sem estudar, depois que concluíram o ensino médio e encontraram no acesso ao Campus do Benedito Bentes uma oportunidade de dar a volta por cima na formação profissional. “Estava há oito anos parada e resolvi fazer o exame, mesmo sem ter me preparado. Jamais imaginava ser aprovada, mas fui e,  depois que entrei no curso e vi que a aprendizagem é essencial para o nosso dia-a-dia fique apaixonada e quero seguir carreira na área da Enfermagem”, disse Paula Monique que mora no bairro Santa Lúcia.

Maria Aparecida vem de mais longe para estudar. ela mora no Jaraguá, parte baixa de Maceió e estava a cerca de dez anos sem ter contato com sala de aula. “Fiz um cursinho para me preparar porque sempre tive o sonho de atuar na área da saúde, principalmente sendo ofertado pelo Ifal visto por um olhar diferente”, enfatizou. Aparecida alega ao  reconhecer o tempo em que ficou sem estudar concluiu que isso dificulta a absorção dos conhecimentos, mas prometeu não desistir: “Espero ganhar aperfeiçoamento depois de concluir o curso e ir mais longe, inclusive com a intenção de ter um mestrado”, apostou a estudante. Alunas do curso de Logística apresentam tipos de estrutura de armazenamento em maquetes (foto: Gerônimo Vicente)

No campo da Logística, os estudantes do segundo período apresentaram a evolução  da atividade por meio de cartazes e ilustrações e apresentaram também maquetes de estruturas de armazenamento de produtos. Em outra sala, estudantes do mesmo curso técnico montaram  um armazém com os tipos de estruturas mais utilizadas por empresas de distribuição.

Além das exposições, há ainda apresentação de banner e a que despertou a atenção foi  o exposto pelas estudantes Ana Célia dos Santos e Leonita Raquel, do quarto período do curso técnico de Logística que desenvolveram um projeto de extensão junto aos feirantes do mercado do bairro Benedito Bentes para identificar a forma de acondicionamento e armazenamento dos produtos vendidos aos consumidores. A atividade resultou na distribuição de uma cartilha de orientação aos vendedores da feira.

Nesta quarta-feira (27) as comemorações serão encerradas com apresentações culturais no pátio do campus e anúncio dos vencedores do concurso de fotografia.