Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Prevenção à tuberculose e hanseníase é tema de exposição dos estudantes de enfermagem

publicado: 09/09/2022 10h29, última modificação: 09/09/2022 10h29
Exibir carrossel de imagens foto cedida Estudantes do segundo período fazem exposições sobre a prevenção contra a tuberculose

Estudantes do segundo período do curso técnico subsequente em Enfermagem do campus Benedito Bentes realizaram na segunda-feira (5) no pátio escolar, uma ação em saúde da disciplina Saúde Coletiva II que tratou com funcionários e alunos  da unidade de ensino do Ifal dos temas Hanseníase e Tuberculose . Durante a exposição os estudantes explicaram aos presentes sobre o que é a doença, suas causas, os tipos e os principais sinais e sintomas, formas de transmissão, tratamento, cuidados.

A tuberculose é transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, e tem como principais sintomas tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço e dor no peito. A tuberculose é transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, e tem como principais sintomas tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço e dor no peito. A doença, transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch, é provavelmente o tipo de infecção contagiosa que mais mortes ocasiona no Brasil. Estima-se, ainda, que mais ou menos 30% da população mundial esteja infectada, embora nem todos venham a desenvolver a doença.Na verdade, as pessoas se comportam como reservatórios do bacilo, ou seja, convivem com ele porque não conseguem eliminá-lo ou destruí-lo e, uma vez reativado o foco, passarão a ser infectantes.

A hanseníase – chamada antigamente de lepra – é uma doença crônica e transmissível provocada pela bactéria Mycobacterium leprae. Apesar de seus principais sintomas serem marcas na pele, ela não é transmitida pelo toque nas feridas, e sim por contato com gotículas de saliva e secreções nasais por um longo período de tempo..