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Portfólio destaca a temática sobre Diversidade sexual e de gênero
A discussão sobre a temática LGBTQIA e + foi o tema da dissertação e do produto educacional do programa de Mestrado Profissional defendida na quinta-feira (29 pelo professor e servidor do campus Palmeira dos Índios, Roberto Idalino. O Produto Educacional “Portfólio tem como título: Diálogos com a diversidade sexual e de gênero na escola”, e a defesa da Dissertação “Identidades LGBTQIA+ silenciadas: rodas de conversa sobre diversidade sexual e de gênero na Educação Profissional e Tecnológica de nível médio” A pesquisa do docente resultou na elaboração de um portfólio destinado a alunos e profissionais de educação, como produto da discussão sobre pluralidade identitária sexual com vista à transversalidade do currículo da educação profissional e tecnológica.
O trabalho é fruto de uma problematização feita pelo autor, a partir da questão geradora sobre: de que forma as discussões sobre identidades sexuais, por vezes, dissonantes do contexto escolar limitam e/ou promovem atitudes inclusivas na instituição?
“Em mais de duas décadas de docência presenciei situações entre estudantes, professores que possuíam identidade sexual diferente dos heterossexuais, por meio do uso de piadas e até agressão física. Via também que a escola não discutia essa temática e, isso trazia consequências graves para a vida das pessoas”, explicou Roberto Idalino, durante a defesa, ao justificar a escolha pelo tema
O pesquisador citou a condição de o Brasil ser marcado pela violência contra gays e, segundo ele, as estatísticas apontam o estado de Alagoas como um dos mais violentos nesta prática. “Em 2018 um professor desenvolveu um projeto que discutia contemporaneidade e a questão LGBT foi discutida e o que me causou espanto foi que a atividade despertou reação negativa”, exemplificou Idalino.
A pesquisa foi realizada no campus do Ifal em Palmeira dos Índios e envolveu 18 participantes em roda de conversas bem como a aplicação de questionários e segundo, o autor do trabalho algumas condições desfavoráveis no âmbito LGBTQIA e +s foram discutidos como a, dificuldade de inserção no mundo do trabalho, a ausência da questão no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal, o silenciamento das BNCC (Bases Nacional Comum Curricular) sobre o assunto, além de experiências das estudantes sem o suporte familiar para discutir a questão e falta de cursos de formação continuada.
O pesquisador constatou, durante o trabalho investigativo, que há pouca representatividade da diversidade sexual ou de gênero nos materiais didáticos e que os cursos de formação ignoram a temática, a discussão da temática na instituição teria ficado limitada aos componentes curriculares ( disciplinas) de formação geral por meio de projetos de ensino de forma esporádica e individual. No entanto, o autor alega haver disposição por parte dos atores consultados de estabelecer a discussão da temática na instituição.
O portfólio, produto educacional intitulado “Roda de Conversas: diálogos com a diversidade sexual e de gênero na escola”, elaborado pelo, agora mestre, é direcionado a pedagogo, psicólogo, assistente social e entre os mecanismos de aplicação em sala de aula está um game interativo utilizado em uma das rodas de conversas.
A banca examinadora, constituída pelo Prof. Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (Orientador), pelo Prof.Dr. Elias Ferreira Veras (Ufal), pelo Prof. Dr. Luiz Domingos do Nascimento (Ifal) e pela Profa. Dra. Beatriz Medeiros de Melo (ProfEPT/Ifal), considerou o trabalho aprovado.
Em breve a o produto educacional e a dissertação estarão disponíveis neste espaço.