Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Pesquisas dos alunos do campus são expostas durante a 1º Mocibe
conteúdo

Notícias

Pesquisas dos alunos do campus são expostas durante a 1º Mocibe

1ª Mostra de Ciências do Benedito Bentes reúne trabalhos científicos dos estudantes que receberam projeção interestadual

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 01/11/2023 13h54, última modificação: 01/11/2023 17h29
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Projetos de pesquisas dos alunos foram apresentados no primeiro dia do evento

Projetos de pesquisas dos alunos foram apresentados no primeiro dia do evento

 O Campus Benedito Bentes promove nesta terça e quarta-feiras  a 1ª Mostra de Ciências do Campus Benedito Bentes ( 1ª Mocibe). O evento foi aberto na quadra de esportes da instituição de ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) com  uma mesa redonda  sobre o tema  “O ifal e suas relações com ensino, pesquisa e extensão” com participação dos professores Manoel Pereira, Maurício Ricardy e  Roberta Carozo que relataram experiências pessoais com a pesquisa e explicaram aos estudantes sobre os procedimentos para serem inseridos em grupos de investigação científica do campus.

O professor Diego da Guia que responde, de forma interina, pela Direção-Geral abriu a mostra  e, na ocasião, relatou sua experiência pessoal com a educação e enalteceu o evento. “Esse é um momento de compartilhar e de avaliar alguns projetos dos estudantes que integraram importantes eventos científicos pelo país”, disse  o docente.

A mesa redonda foi mediada pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Manhas que ressaltou a importância de os estudantes participarem das atividades  referentes aos projetos de pesquisa, ensino e extensão oferecidos pelo Ifal, por intermédio do Campus Benedito Bentes.

A docente Roberta Carozo que coordena a organização dos grupos de pesquisa da unidade de ensino falou sobre os editais de iniciação científicas abertos pelo Ifal durante o atual ano letivo, e citou , como exemplos, o  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa de Bolsas de Iniciação em desenvolvimento tecnológico e Inovação (Pibiti). A professora orientou os estudantes a sugerir projetos para concorrer nessas modalidades de programa. Sugeriu ainda, juntar a um dos grupos de pesquisas para aprofundar a temática, por meio de reuniões de planejamento para execução do projeto. Roberta Carozo orientou os discentes sobre como elaborar o currículo na Plataforma Lattes, da Capes. “Atualmente, há no campus três grupos de pesquisas”, disse a professora.

Maurício Ricardy, professor de Educação Física expôs sua experiência com pesquisa, desde quando ingressou no Ifal em 2010 e relacionou os projetos realizados nos campi Palmeira dos Índios e Benedito Bentes, voltados para os  envolvimentos dos estudantes, servidores e comunidade externa com a educação física.

Manoel Pereira, ex-aluno do Cefet-AL e  professor do Campus Benedito Bentes  relatou sua experiência com pesquisa na área de Física, desde a época de alunos do campus Maceió, sendo pupilo do professor aposentado Carlos Argolo. Há pouco meses, o docente e alunos  foram agraciados  com medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática. Ele acrescentou que adquiriu esta performance na época em que foi medalhista na condição de estudante.

Após a realização da mesa redonda, o evento prosseguiu no primeiro dia com a exposição dos trabalhos científicos dos estudantes dos cursos técnicos em Logística e em Enfermagem.

Logística reversa
O projeto intitulado “Proposta de sistema de coleta e transportes de resíduos em feiras livres como alternativa sustentável para  reutilização de descartes”, de autoria dos estudantes Maria Beatriz de Oliveira,Maxwell Arcanjo Gomes, Pedro Henrique da Silva Santos, todos sob a orientação do professor Diego da Guia, aborda a importância da logística reversa no contexto de gerenciamento de resíduos e recursos. O trabalho se voltou para as feiras livres como  ambiente prático para aplicação e foi realizada no bairro Benedito Bentes, a partir de entrevistas com feirantes. Segundo os alunos, os feirantes demonstraram interesse em melhorar a gestão de resíduos e adotar práticas sustentáveis.

A pesquisa concluiu que alguns comerciantes da feira estão familiarizados com a prática da compostagem (processo de reciclagem do lixo orgânico que transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural), no entanto a proposta de financiamento por meio de cobrança de taxa em troca do benefício tem ampliado o debate entre essa categoria. A pesquisa foi apresentada na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, ocorrida em Recife, de 26 a 30 de setembro deste ano.

Feira Virtual

A proposta de uma feira virtual  também foi objeto de pesquisa dos alunos do curso técnico em Logística,  Marya Eduarda da Silva, Alive Martiniano de Oliveira Lima, Letícia Gabrielle Martins, sob a orientação do docente Diego da Guia. O título do trabalho é “Feira virtual: uma alternativa para aumento de vendas em feiras livres” e a investigação envolveu  a feira livre do bairro, ocasião em que  os estudantes  observaram os obstáculos  enfrentados pelos feirantes, entre esses. a falta de estrutura do local, a ausência de acessibilidade para os clientes e as condições de conservação dos produtos.

Os alunos do Campus Benedito Bentes tiveram a ideia de virtualizar a feira para que funcione nos modos presencial e online e, neste último caso, o ambiente seria desenvolvido por meio de aplicativo pelo qual seriam expostos todos os produtos  dos feirantes cadastrados na plataforma. O cadastramento ocorreu de modo presencial. A partir dessa coleta, será criada uma “banca virtual” com um design que facilite  a interação entre os clientes e os vendedores, cujo pagamento se daria por meio virtual, por cartão de crédito/débito, pix e boleto. A pesquisa também traçou como seria o sistema de entrega dos produtos e as opções trabalhadas foram, pelo próprio vendedor ou terceirizando-se o “delivery” por meio de motoboys. 

Esta pesquisa foi apresentada  na 10ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), ocorrida de 23 a 25 do mês passado, no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Armazenamento dos produtos

“A  importância da aplicação de processos logísticos  de armazenagem em feiras livres comunitárias” foi outra pesquisa apresentada no primeiro dia do 1º Mocibe. De autoria dos estudantes Carlos Eduardo Aguiar, Marya Eduarda Souza,Alice Martiniano Lima, Letícia Gabrielle Martins, orientados pelo professor Diego da Guia, o trabalho  objetiva propor novas práticas para as feiras livres, a partir da identificação dos problemas logísticos  dos espaços de negociação, principalmente que tange ao armazenamento dos produtos. Entre as alternativas encontradas pelos estudantes para garantir maior durabilidade dos produtos está a vedação do vácuo em função da diminuição de bactéria e outros microrganismos responsáveis pela degradação  e perecimento dos alimentos. A solução alternativa dos pesquisadores era mais ampla e passava  pela reestruturação da feira livre. No entanto, para concretizar essa mudança estrutural seria necessário investimentos dos próprios feirantes, fato que ampliaria a retenção de lucro, além daquele acarretado pelo apodrecimento dos produtos armazenados. 

Transtornos de espectro autista

No âmbito do curso técnico subsequente em Enfermagem destacam-se os projetos apresentados pelos estudantes durante a Jornada Acadêmica do Hospital Universitário Alberto Antunes (HUAA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A pesquisa  sob o título “Transtorno  do espectro autista na atenção primária à saúde; relato de experiência” foi apresentada pelos estudantes Josias Ferreira Júnior,Adriana Alves Pereira, Eduarda da Silva Santos,Kaliane Maria Batista, Rainara Alves da Silva, sob a orientação da professora Roseanne Nobre. O objetivo foi relatar experiência de ação de educação em saúde educativa sobre o transtorno de espectro autista realizada na  Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Benedito Bentes. A pesquisa ocorreu no primeiro semestre deste ano realizada pelos alunos do terceiro período  durante o estágio em  Saúde Coletiva e Educação em Saúde. Na ocasião, houve panfletagem sobre o tema, diálogos com os usuários da UBS, orientação e exposição de cartazes. O Transtorno  do espectro autista é definido como transtorno  do neurodesenvolvimento  e se caracteriza por prejuízos nas áreas de comunicação e de reciprocidade social, bem como  presença de comportamentos  restritos e repetitivos. Os alunos entenderam a experiência como enriquecedora pela importância dessas ações para a formação de profissionais de saúde  que prezam pela cooperação e autonomia do usuário.

Ações educativas sobre endometriose

Outra pesquisa exposta na Jornada Acadêmica do HU/Ufal foi intitulada “Ações educativas sobre endometriose: relato de experiência”. A aplicação do trabalho ocorreu na Unidade de Saúde Básica do Benedito Bentes II no primeiro semestre deste ano. A endometriose trata-se de uma doença ginecológica cuja inflamação pode causar infertilidade.O tema foi discutido com os usuários da UBS e a maioria desconhecia  este tipo de problema de saúde.

Saúde da mulher

Outro trabalho da Mostra apresentou como título “Estudos aplicados à saúde da mulher: relatos de experiência de alunos do curso técnico em Enfermagem” de autoria dos estudantes Kaylane Maria Barbosa,Maria Eduarda da Silva Santos,Millena  Bezerra Tomaz, do quarto período,orientadas pelas professoras Patrícia  Cavalcante Florêncio e Paulyanne  Magalhães. A aplicação da pesquisa foram durante as aulas práticas no HU na maternidade, sala de parto, centro cirúrgico, além de ações de mulheres com idade fértil  e idosas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidade do conjunto Selma Bandeira sobre climatério, e menopausa com as gestantes do CAIC sobre saúde mental na gravidez, momento de autocuidados dos estudantes com arteterapia. Houve ainda apresentação sobre “prática integrativas na comunidade” sendo os autores os estudantes  Maria Beatriz Ferreira Santana, sob a orientação da servidora técnica administrativa Juliana Costa e da professor Roseanne Nobre  e  “Biossegurança pelos egressos no ensino técnico de enfermagem: aplicabilidade e fatores intervenientes na pandemia Covid-19”, de autoria Milena Silva, e Carlos Henrique Lima, sob a orientação das professoras Paulyanne Magalhães e Kely Rocha.

O evento teve sequência no final da tarde e à noite com “prática profissional integrada” e  “as estatísticas da vida” apresentadas pelo segundo ano  do curso subsequente.