Notícias
Pela primeira na OBF, Campus Benedito Bentes tem quatro estudantes classificados na 3ª fase e 10 na 2ª
Na primeira participação do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) na Olimpíada Brasileira de Física (OBF), organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), dez estudantes foram classificados para a segunda e quatro para a terceira fase da competição.
Para o professor Elder Claudino “além de ser a primeira vez que participamos desta olimpíada, termos alunos aprovados para a terceira fase foi algo surpreendente. Isso mostra que o nível de ensino praticado em nosso campus tem gerado resultados positivos. Não é à toa que somos a segunda melhor escola pública de Maceió”, declarou o docente.
A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) desde o ano de 1998. O Ifal - Campus Benedito Bentes participou, pela primeira vez neste ano, com 15 estudantes. Entre os quatro classificados para a terceira fase estão Ruan Moreira de Souza Silva,Natália da Silva Correia Cavalcante, Clarisse Vitória da Conceição Souza.
As provas da 2ª fase serão aplicadas no dia 22 de novembro de 2025, sábado, nos Centros de Aplicação (SEDES) indicados pela Coordenação Estadual e terão a duração de quatro horas e trinta minutos (das 13 horas às 17 horas e 30 minutos, horário local).A terceira fase ocorrerá no dia 18 deste mês, de acordo com o calendário da OBF.
Inserção em olimpíadas
O êxito dos alunos do campus em olimpíadas escolares é fruto de um projeto que tem o professor Elder Claudino como autor e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O início se deu em março deste ano e se estende até fevereiro de 2026 e, nesse intervalo de tempo, prevê inserir os estudantes em todas as olimpíadas científicas de âmbito nacional disputadas entre escolas públicas e privadas.”Assim que se abre um edital, reunimos os estudantes, em dois dias da semana, estudamos todo o regulamento e começamos a nos preparar, por meio de análise das provas aplicadas”, explicou o docente.
Intitulado “As Olimpíadas Científicas como Fator Preponderante no processo de Ensino-aprendizagem do Campus Benedito Bentes”, o projeto tem como objetivo geral consolidar as práticas de participação nas Olimpíadas do Conhecimento por parte dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Benedito Bentes, visando a otimização do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da educação pública no estado de Alagoas.Somente neste ano, mais de cem estudantes do campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participam de doze olimpíadas escolares.