Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Patrulha Maria da Penha realiza palestra para alunos do campus e adolescentes do CRAS Selma Bandeira

Atividade faz parte da programação Agosto Lilás, mês da conscientização mpelo fim da violência contra a mulher

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 17/08/2022 16h35, última modificação: 17/08/2022 16h35
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Patrulha policial esteve no campus para proferir palestra sobre o tema

Patrulha policial esteve no campus para proferir palestra sobre o tema

Em celebração a programação do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o curso técnico subsequente em Enfermagem promoveu, na manhã desta quarta-feira (17) no auditório do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas, uma palestra que teve como tema  a Lei Maria da Penha que foi ministrada pelos integrantes  da  Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Alagoas (PMAL). O evento contou com a participação dos alunos do curso técnico e de adolescentes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do conjunto Selma Bandeira, localizado no bairro da parte alta de Maceió.

O tema foi proferido pela militar Lívia Maria com participação do cabo Ariel e do soldado Leandro. Em sua exposição, Lívia Maria apresentou dados históricos sobre os casos que resultaram em violência contra a mulher em Alagoas e  disse que  apenas em 5% dos crimes são denunciados à polícia, o que, segundo ela, deixa a vítima  exposta à realização de novas ocorrências criminais.Lívia destacou a importância de denunciar a violência que, para ela, pode ser gerada, desde o xingamento por preconceito, por condição social, por dependência financeira até nos casos mais graves de agressão física. “Esses casos ocorrem não só entre casais, mas em outras relações familiares como em casos de parentescos, entre um tio e uma sobrinha, um primo e outra prima e outros casos desse tipo”, explicou a militar da Patrulha Maria da Penha.

Os militares informaram que a Patrulha Maria da Penha  é a primeira  a estar em atividade 24 horas e explicaram aos presentes que as ocorrências de violência contra a mulher podem ser feita em um posto policial da Polícia Militar, da Polícia Civil ou do Corpo de Bombeiros, caso haja dificuldade de acesso à delegacia da mulher. A denúncia também pode ser feita por intermédio do telefone 190.

A patrulha também explicou como se dá a tramitação da ocorrência dos casos de violência contra a mulher e as providências tomadas pelo Ministério Pública e pela justiça.A ação do grupo de combate à violência contra a mulher  apresentou uma redução acentuada deste tipo de crime em Alagoas, de acordo com estatística apresenta no encontro..Ao final da palestra, os militares responderam às perguntas dos militares palestrantes.