Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Parceria Ifal e Transpetro permite aos estudantes conhecer sobre sistema de logística na área portuária

Contato prático dos alunos com as operações do modal dutoviário e aquaviário atende a abordagem da disciplina Operação de Transportes e Distribuição

publicado: 17/12/2019 15h17, última modificação: 18/12/2019 09h36
Exibir carrossel de imagens Estudantes do curso de Logística conhecem atividades da Transpetro no Porto de Maceió

Uma parceria entre o Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a  empresa Transpetro tem garantido aos alunos do curso técnico subsequente de Logística a oportunidade de visitar e conhecer o maior operador logístico de combustível do país. As visitas dos estudantes ao Porto de Maceió ocorreram em novembro e no início de dezembro deste ano e envolveram turmas compostas por quinze alunos do terceiro período noturno e vespertino. Segundo o coordenador do curso e professor da disciplina Operações de Transportes e Distribuição, Diego da Guia as visitas  proporcionaram um contato prático dos alunos com as operações do modal dutoviário e aquaviário, temas esses, segundo o professor, que são abordados em sala de aula.

“Ter a oportunidade de visitar e conhecer a operação do maior operador logístico de combustível do país é uma oportunidade de ganhos imensuráveis”, destacou o docente.

Os estudantes do curso foram recebidos, durante as visitas, pelo supervisor de Operações da transpetro, Denisson Vieira que explicou sobre os procedimentos de segurança adotados durante o roteiro a ser feito na empresa portuária e sobre a estrutura e operação. A Transpetro de Maceió possui três tanques de petróleo (sendo que um deles será trocado por diesel marítimo, um de água para combater incêndios,cinco de álcool e dois  de MGO (diesel marítimo).

Depois da apresentação, os grupos de alunos acessaram às instalações da Transpetro, e entre essas, a área onde os caminhões de combustíveis e os equipamentos mensuram  o quantitativo de litros recebidos, os reservatórios de acúmulo de água da chuva e de óleo, bem como o sistema de tratamento dessa água que, ao ser separada do óleo tem como destinação os córregos fluviais. “Em seguida, tivemos acesso aos tanques de armazenamento de petróleo, derivados, diesel marítimo, além de equipamentos de medição que enviam informações para o sistema  e de combate a incêndios”, explicou o professor Diego da Guia.

Os grupos de estudantes visitaram ainda, o píer, local onde os navios são atracados para carregamento, descarregamento e abastecimento, sistema que é  movimentado, por intermédio de dutos. Em uma das oportunidades de visitas que ocorreram nos dias 12 e 18 de novembro e 2 de dezembro, os estudantes do Ifal tiveram acesso  à estrutura interna de um dos navios e conheceram a sala de comando.

Para o professor, a parceria do Ifal Benedito Bentes e a Transpetro nos últimos semestres colabora com uma formação mais ampla dos alunos do curso técnico subsequente de Logística.

O coordenador do curso destacou a disponibilidade do gerente Felipe Lapa e do supervisor Denisson Vieira em atender aos grupos de alunos do campus. “Isto só reforça o papel e o comprometimento desta empresa com o desenvolvimento do país, também no campo social e educacional”, ressaltou.

Conheça mais sobre a Transpetro