Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Palestras de motivação profissional marcam aula inaugural dos cursos de Logística e Enfermagem
conteúdo

Notícias

Palestras de motivação profissional marcam aula inaugural dos cursos de Logística e Enfermagem

publicado: 28/01/2020 10h47, última modificação: 28/01/2020 10h47
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Palestra da professora Roberta Zaninelli, da Ufal

Palestra da professora Roberta Zaninelli, da Ufal

Alunos do primeiro período dos cursos técnicos subsequentes em Enfermagem e Logística do campus do Ifal Benedito Bentes participaram nesta quinta-feira (23) da aula inaugural que ocorreu no auditório da unidade de ensino da parte alta de Maceió. O evento foi o primeiro contato entre dirigentes, professores, servidores técnicos administrativos e terceirizados com os novos estudantes aprovados no Exame de Seleção dos cursos técnicos realizado em novembro do ano passado. A diretora-geral interina, Paula Pradines recepcionou os novos discentes, destacou a importância dos cursos técnicos para a região onde o campus está localizado e congratulou a todos pela conquista que foi o acesso ao ensino do Ifal.

A primeira  turma recepcionada, no período de manhã, foi a do curso técnico de Enfermagem. Os alunos foram recebidos pelo coordenador do curso, Salomão Patrício e demais docentes. Na programação do evento foram incluídas palestras com profissionais da área para  proporcionar aos matriculados um melhor conhecimento sobre a profissão pela qual eles pretendem seguir carreira.

A primeira palestra  foi ministrada por Roberta Zaninelli, professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na área de Saúde Coletiva, especialista em Enfermagem do Trabalho e doutora em Saúde do Trabalhador. Zaninelli abordou o tema Direito à Saúde e ao SUS sob Ameaça? Implicações e Perspectivas. Na ocasião, a profissional de enfermagem relatou sobre a atual situação do Sistema Único de Saúde e sobre o papel do técnico da área durante o exercício da profissão. Para ela, a enfermagem  possui o maior contingente de trabalhadores na área de saúde, mas ocupa posição secundária na execução de ações concretas que se revertam na participação e elaboração de políticas públicas voltada para o desenvolvimento social.  Isaac Lima, técnico em Enfermagem contou experiência profissional (Foto: Gerônimo Vicente)

Durante a exposição para os alunos, a professora traçou o perfil do profissional técnico de enfermagem e relacionou entre as atribuições do exercício do cargo,  o respeito à pessoa a que está sendo cuidada. “Além de toda essa responsabilidade, é necessário o engajamento dos profissionais de enfermagem nas discussões que dizem respeito às crescentes injustiças sociais, questionando-se o papel da enfermagem na configuração política e social, considerando as desigualdades sociais no país”, ressaltou.

A segunda palestra para os estudantes do curso técnico em Enfermagem foi proferida pelo profissional da área, Isaac Lima, servidor do Hospital Universitário da Ufal que abordou o tema a Politização da Enfermagem. Ele contou experiências próprias sobre o acesso à administração pública, por meio de concursos com aprovação na profissão em sete deles. 

“Minha primeira experiência foi no Samu como concursado  aos 21 anos.De lá para cá venho conquistando aprovação na maioria dos certames referentes à minha área. A maior parte dos profissionais possui mais um uma atividade, porque a categoria ainda não tem um piso nacional de salário, fato que tem precarizado a profissão e, por isso, engajei-me em um movimento em favor da valorização da enfermagem”, declarou o palestrante.

Segundo o Confen (Conselho Federal de Enfermagem), o Brasil possui atualmente 2 milhões 151 mil e 114 profissionais de enfermagem  e, para Isaac Lima é preciso que a categoria ganhe mais representatividade.

Logística

Diretora-substituta, Paula Pradines recepcionou os novos alunos dos cursos técnicos de Enfermagem e Logística (foto: GerÔnimo Vicente)No período da tarde, a aula inaugural foi dedicada aos novos estudantes do curso técnico subsequente de Logística que foram recebidos pelo coordenador do curso Diego da Guia e pelos professores. Ele destacou que o profissional de Logística é um dos mais requisitados pelo mercado na atualidade e  deu os parabéns aos alunos que lograram êxito no exame seletivo do Ifal.

Durante exposição, Diego da Guia apresentou dados referentes ao mercado de trabalho em Alagoas. Também expôs a posição do profissional de Logística no ranking de profissão no país e  mostrou a grade curricular do curso durante este ano.

O chefe do Departamento Acadêmico. Marx Manhas ao anunciar  o curso para os estudantes novatos ressaltou a importância dele para o mercado. “Aproveitem essa chance porque é uma área que está em ascensão e tem um amplo mercado a ser conquistado”, declarou.

A pedagoga Rosângela Cerqueira lembrou os estudantes recepcionados sobre a importância da opinião dele sobre o curso ofertado. “É preciso que vocês explorem o curso e enxergue nele as vantagens e as dificuldades de aprendizado para que possamos alinhá-lo ao processo de construção profissional”.

A coordenadora de Apoio Acadêmico, Sidiane Batista salientou a trajetória que os discentes terão pela frente ao entrar no Campus Benedito Bentes. “Fui estudante do Ifal e essa instituição mudou a minha realidade como pode mudar a de vocês”, declarou a servidora que também atua na área de assistência estudantil e de registro acadêmico.