Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Palestra sobre os cuidados contra a leptospirose atrai alunos do campus

Palestra sobre os cuidados contra a leptospirose atrai alunos do campus

Evento faz parte do projeto de eensino "Saúde e suas Cores" que abordará um tema, vinculado á prevenção da saúde a cada mês

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 09/09/2022 14h33, última modificação: 09/09/2022 14h34
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Projeto está de retorn, no modo presencial, e o primeiro tema da palestra foiLeptospirose

Os alunos do campus Benedito Bentes participaram na manhã desta sexta-feira (9) de uma palestra sobre leptospirose proferida por Cláudia Rodarte, bióloga  e técnica da Vigilância Epidemiológica de Maceió. O evento ocorreu no auditório do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas e  foi uma ação do projeto de ensino Saúde e suas Cores que todo mês vai abordar um tema com a comunidade interna.

Cláudia Rodarte apresentou aos  participantes o conceito de leptospirose, suas causas e os sintomas principais. Expôs slides que mostram o avanço da doença contagiosa no Brasil, em Alagoas e, ainda, sobre os principais bairros da capital, onde há incidência de casos de contaminação da água, a partir do contato com ratos. Segundo dados  da palestrante, o público masculino foi o mais atingidos pela leptospirose no período entre 2017 a 2021 e as ocupações  onde ocorrerem mais incidência de casos foram: trabalhadores de limpeza e desentupimento de esgotos, garis,catadores de lixo,agricultores,veterinários,tratadores de animais,pescadores,laboratoristas, militares e bombeiros.

Dados preliminares apurados pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió apontam que em 2022, 34 casos deCláudia Rodarte  proferir palestra para  estudantes do curso Microempreendedor  Individual (foto: Gerônimo Vicente Santos) leptospirose foram confirmados em Maceió e deste total, ocorreram oito óbitos.Os bairros Bom Parto, Jacintinho e Benedito Bentes têm registrados as maiores ocorrências.No período entre 2011 a 2021, 344 casos de leptospirose se confirmaram em Maceió.

O ciclo de transmissão  também foi explicado durante a palestra e, de acordo com ilustração apresentada durante  o evento, as enchentes são fatores de risco de infecção da doença, a partir do momento em que há contato de animais roedores com a água com transmissão ao homem que, por sua vez pode  transmitir para animais domésticos.na avaliação da palestrante, a doença é negligenciada e subnotificada com elevada incidência que representa alto custo hospitalar ao atingir pessoas com idade produtiva.A letalidade da leptospirose pode chegar a 9% dos casos gerais  e 50% na ocorrência de hemorragia pulmonar.