Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Palestra e trabalhos de egressos abrem 2º Colóquio de Pesquisas em EPT do Ifal

Palestra e trabalhos de egressos abrem 2º Colóquio de Pesquisas em EPT do Ifal

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 08/04/2021 15h47, última modificação: 08/04/2021 16h09

Com as apresentações das egressas Adriana Cirqueira e Melissa Menezes e do egresso Diego Alves, o 2º Colóquio de Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo ProfEPT/Ifal foi aberto na manhã desta quinta-feira (8) com transmissão pelo Google Meet e pelo canal do YouTube do Ifal. O evento científico foi marcado pela palestra do professor Francisco Kelsen de Oliveira, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano que  discorreu sobre  o tema “A Perspectiva das Pesquisas e dos Produtos Educacionais em  EPT”. Participaram da mesa de abertura o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, Eunice Palmeira, o diretor do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, o coordenador do Profept/Ifal, Ricardo Jorge Cavalcanti, a professora Ana Paula Fiori representando a comissão organizadora do evento, os egressos Melissa Menezes e Diego Alves como representantes dos mestres do programa em nível local. O mestrado ProfEPT é ofertado no Ifal desde 2018 no campus Benedito Bentes, localizado na parte alta da cidade de Maceió.

A primeira componente da mesa solene a discursar foi a professora Ana Paula Fiori, da comissão organizadora, que destacou o empenho de todos os autores de  pesquisas e de produtos educacionais e a participação dos novos discentes.

O coordenador Ricardo Cavalcanti declarou que o 2º Colóquio de Pesquisas do EPT tem o objetivo principal de difundir o conhecimento produzido no âmbito do Profept/Ifal. Citou as 19 dissertações já apresentadas, desde abril de 2020 e todas  essas de forma remota. Cavalcante agradeceu  ao diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim por  disponibilizar a estrutura do campus para o mestrado, à pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Eunice Palmeira pelo suporte dado ao programa e ao reitor Carlos Guedes.” Hoje e amanhã, esses egressos apresentarão suas produções como forma de prestação de contas à comunidade acadêmica”, ressaltou.

O diretor Alexandre Bonfim disse que o Profept/Ifal mostra que é um mestrado de resistência, diante de todas as dificuldades que o País vem passando. “Uma semana depois da suspensão das aulas, o mestrado retornou em março de 2020 e não atrasou defesas, o que mostra a qualidade de seus professores e alunos que  é  representada a partir deste evento. Para mim foi uma grande honra ter recebido o mestrado no Campus Benedito Bentes”, declarou.

Reitor Carlos GuedesA pró-reitora Eunice Palmeira agradeceu à Direção-Geral do Campus Benedito  Bentes por sediar o mestrado. Destacou o trabalho do coordenador Ricardo Cavalcante. A dirigente dedicou o momento de seu discurso para se solidarizar com os familiares das vítimas da Covid-19, em especial em referência àquelas que  faziam parte direta e indiretamente do Ifal. O reitor Carlos Guedes destacou que o colóquio de pesquisas enche de orgulho a instituição. “Favorece muito o avanço do conhecimento na educação profissional e tecnológica”, enfatizou.

Ferramentas digitais e pesquisas

Em seguida, o professor Francisco Kelsen proferiu a palestra sobre o tema “A Perspectiva das Pesquisas e dos ProdutosFrancisco Kelsen de Oliveira, palestrante do evento Educacionais  em  EPT”, mediado pelo professor André Suêldo, líder do Grupo de Pesquisas em Educação Profissional do Ifal. As explicações de Francisco Kelsen sobre as ferramentas digitais que favorecem as pesquisas científicas atraíram a atenção dos participantes do evento pelo Google Meet e Canal do Ifal. O palestrante apresentou todas as possibilidades de pesquisas constituídas pela identificação do problema, da investigação da temática, da metodologia, da organização de dados e da avaliação dos resultados. Também  relatou exemplos de temáticas que resultem em produtos educacionais, tais como  as mídias educacionais, os protótipos e  materiais de atividades experimentais, propostas de ensino,os  materiais textuais e interativos e as atividades de extensão. Depois da exposição, Francisco Kelsen respondeu a  questionamentos feitos por docentes e discentes do ProfEPT/Ifal.

Após Egressa Melissa Menezesa palestra, o professor Jarbas Gomes, vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Profissional do Ifal, foi o mediador da apresentação das pesquisas e produtos educacionais de três egressos. A jornalista Adriana Cirqueira foi a primeira a apresentar  o produto educacional sobre Etnias Indígenas de Alagoas. Em seguida foi a vez da egressa Melissa Menezes apresentar o produto educacional  Formação de professores para inclusão escolar de alunos surdos e finalizando o primeiro dia do colóquio, o  egresso Diego Alves expôs sobre  Narrativas Quilombolas: memórias da comunidade remanescente do Alto do Tamanduá-AL.

Egresso Diego Alves

A programação do 2º Colóquio de Pesquisas EPT tem prosseguimento nesta sexta-feira (9) às 13h, com novas apresentações de trabalhos dos egressos

Assista ao primeiro dia do 2º Colóquio de Pesquisas em EPT