Notícias
Obras de servidores e estudantes do Ifal Benedito Bentes estão presentes na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Abda da Silva Souza,Bárbara Lima Alves,Clara Beatriz Teles Sedon,Maria Clara Da Silva Santos e Samara Elineide dos Santos Corato lançaram e-book infantil sob a orientação da professora Manuella Lyra
O Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) marca presença na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas com várias participações de professores, servidores técnicos administrativos e estudantes em lançamentos de livros, oficinas e outras apresentações. O evento literário ocorre no Centro de Convenções do Jaraguá até o dia 9 deste mês.
No domingo (2/11) as estudantes do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Abda da Silva Souza,Bárbara Lima Alves,Clara Beatriz Teles Sedon,Maria Clara Da Silva Santos e Samara Elineide dos Santos Corato lançaram na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, uma coleção de ebooks infantis bilíngues, com histórias clássicas adaptadas para o público infantil.Cada ebook inclui narração em português e inglês, além de animações e músicas para tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido,estimulando vocabulário e a confiança no idioma desde cedo.A coleção é composta por três clássicos queridos: Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e A Cigarra e a Formiga que estão disponíveis, exclusivamente, em formato e-book, com recursos interativos que elevam a experiência de leitura.
Absa Souza afirmou que tudo começou com um trabalho de pesquisa na disciplina de Empreendedorismo, em que a professora nos pediu para criar um produto. ”A gente se reuniu, sentou e começou a conversar sobre várias ideias”.
A ideia surgiu da integrante Clara Sedon e desde o começo todas concordaram que seria e-books. ”A partir daí, começamos a pensar em como tornar algo diferente, inovador e divertido. Logo percebemos que poderia ser ainda mais especial se uníssemos isso ao ensino da língua inglesa. Pensamos em como tornar o aprendizado mais acessível, leve e interessante para as crianças, e foi assim que conseguimos desenvolver esse tipo de história com inglês, adaptada para o público infantil.E foi assim que nasceu nosso projeto: e-books infantis voltados para o aprendizado da língua inglesa, com histórias, atividades e conteúdos pensados para tornar o primeiro contato com a língua divertido e envolvente”, destacou a estudante.
Cartilha sobre Saúde Mental no Ifal
Na manhã de segunda-feira (3/11), a psicóloga do campus Lívia Teixeira participou de um grupo de psicólogos que
lançou a cartilha intitulada “Atuação em Situações de crise - cuidados com a saúde mental: responsabilidade de todos/as”. O material gráfico foi produzido para preparar a comunidade acadêmica em atuação frente a situações de crise psicológica. No conteúdo, o leitor encontrará conhecimentos acerca de: conceitos básicos sobre crise psíquica e Primeiros Socorros Psicológicos (PSPs), habilidades e atitudes necessárias para oferecer o suporte, sinais de alerta importantes, orientações pertinentes à atuação diante de crises psiquiátricas, quando devem ser feitos encaminhamentos e quais os serviços disponíveis.
A professora Tatiana Magalhães fará quatro lançamentos: Na segunda-feira (3/11), a docente lançou um ebook em coautoria, dentro da programação do Mirante Cineclube. Na terça-feira (4/11), haverá o lançamento de outro ebook que será uma coletânea organizada por ela. E, na sexta-feira (7/11), a professora lança um livro de crônicas, com mesa-redonda. Em seguida, ela lança uma coletânea de artigos. No sábado, dia 8/11, Tatiana Magalhães vai mediar uma mesa sobre Alagoas na obra de Graciliano Ramos, com Ricardo Ramos Filho (neto do escritor) e Cida Pedrosa. A docente foi revisora das obras que estão sendo lançadas pela imprensa oficial de Alagoas.
As obras da autora
“A Tela como Espelho”: o cinema alagoano em temas e experiências é uma coletânea organizada por Tatiana Magalhães
e lançada pelo selo Miragem. Traz seis textos que refletem o cinema realizado em Alagoas a partir de suas relações com os sujeitos, a sociedade e o espaço da cidade de Maceió. Foi selecionado em edital público e estará disponível para download gratuito em mirante cineclube.com.br.O lançamento acontece nesta segunda-feira 3/11), às 20h, na sala Pajuçara, com exibição de filmes e bate-papo com autores e autoras.
"Um Set só para Elas" faz um levantamento e uma análise da participação de diretoras mulheres em festivais de cinema realizados em Alagoas entre 1998 e 2024. Escrito por Tatiana Magalhães em coautoria com a jornalista Jessamine Santos, a obra foi aprovada em edital público, e será lançado no dia 04 de novembro (terça-feira), às 20h, na sala Pajuçara. A atividade conta com exibição de filmes dirigidos por alagoanas e premiados nacionalmente, além de conversa com diretoras e pesquisadoras sobre a participação feminina no cinema. O ebook estará disponível gratuitamente no site mirantecineclube.com.br e está sendo publicado pelo selo Miragem.
O Suicídio das borboletas é o primeiro livro literário solo de Tatiana Magalhães, publicado pela editora Loitxa. A obra foi selecionada em edital público e financiada com recursos federais do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secult-AL. O livro traz catorze textos que transitam entre crônicas, contos e autoficções que abordam temas como memória, recomeços, transformações, vida e a busca pela linguagem que singulariza a existência. Conta com textos premiados em concursos (como primeiro lugar em crônicas no concurso Ivone dos Santos) e a crônica que dá nome ao livro, terceira colocada na edição estadual da Política Nacional Aldir Blanc -PNAB. O lançamento acontece no dia 07 de novembro (Sexta-feira), às 17h, na sala Pajuçara, integrando a programação oficial do Sesc-AL, com o bate-papo "Memória como matéria e literatura", com a autora.
Mostra de produtos educacionais
A Coordenação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal) realizou na segunda-feira (3/11) às 19h a Mostra e diálogos de produtos educacionais gerados no ProfEPT no estande do Ifal com apresentação de todos trabalhos dos mestres formados pélo programa, vinculado ao Campus Benedito Bentes do Ifal.
Nos dias dia 7 e 8 /11 (sexta-feira e sábado) e , a professora de Língua Portuguesa Káthia Leite e a professora Isvânia
Marques de 10 às 12h no estande 17, do Livro “Do Clássico ao Moderno: a temática do diferente nas obras O Patinho Feio e Terra dos Meninos Pelados.As obras "O Patinho Feio" (clássico conto de Hans Christian Andersen) e "A Terra dos Meninos Pelados" (obra moderna de Graciliano Ramos) abordam a temática do diferente e da exclusão social, mas divergem fundamentalmente em suas soluções para o conflito. Enquanto o conto clássico propõe a aceitação pela assimilação a um grupo de "iguais", a obra moderna defende a aceitação da singularidade e a criação de um espaço onde a diferença é a norma.
Conselho Editorial do Ifal
No dia 7/11 às 18h, quatro servidores do Campus Benedito Bentes integram um grupo de mais de 20 escritores que lançarão livros produzidos pelo Conselho Editorial do Instituto Federal de Alagoas. São eles: Ana Karla Cavalcante (docente), Gerônimo Vicente dos Santos (técnico administrativo), Jordana Rangelly (docente) e Roberta Carozo (docente). A solenidade será no Salão Ipioca.
A professora Ana Karla Cavalcante lança o livro “ Entre Vozes e Saberes: o podcast como trilha de aprendizagem” , uma experiência aplicada com estudantes do Campus Benedito Bentes.
O Servidor e jornalista Gerônimo Vicente dos Santos lança o livro “Campi Centenário do Ifal; Lugares de memória e de identidade da EPT” que traz histórias e relatos de quem passou pelos campi Maceió e Satuba como servidores técnicos administrativos, docentes e egressos que contribuíram para a trajetória e o desenvolvimento das duas instituições federais de ensino.
A professora Jordana Rangelly lança o livro “As Tainhas do Nordeste: a história de vida, prática e sustentabilidade e práticas educativas” que abrange a identificação de espécies por morfologia genética, suas histórias de vida e migrações, o desafios da pesca artesanal e o desenvolvimento do PESCAPP, um aplicativo de ciência cidadã no manejo sustentável dos recursos pesqueiros.."Este livro reúne ciência, cultura e educação em uma proposta inovadora voltada a estudantes de Ensino Médio e Graduação, com o objetivo de promover o ensino contextualizado e interdisciplinar. Organizado em cinco capítulos, o conteúdo abrange a identificação das espécies por morfologia e genética, suas histórias de vida e migrações, os desafios da pesca artesanal e o desenvolvimento do PESCAPP , um aplicativo de ciência cidadã para o manejo sustentável dos recursos pesqueiros", disse a escritora.
Com atividades didáticas criativas e alinhadas à BNCC, a Década dos Oceanos e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a obra oferece ferramentas pedagógicas que conectam território, saberes tradicionais e educação científica. Um convite à formação de estudantes conscientes e capazes de valorizar e proteger os ecossistemas que nos sustentam. O capítulo do Pescapp conta com a autoria dos professores Diego da Guia,Ricardo Ribeiro, de Nildo Macena e da aluna Luna. O Capítulo de Educação foi escrito em parceria com o PIBID Interdisciplinar que atua no nosso campus.
A docente Roberta Carozo lança o livro “Além da técnica: história e horizonte na formação do técnico em Enfermagem” .A obra constitui uma coletânea de experiências pedagógicas vivenciadas no âmbito da educação profissional técnica de nível médio, com ênfase na formação em enfermagem na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Organizado em nove capítulos, o livro propõe uma reflexão crítica e fundamentada sobre os processos formativos transformadores que visam não apenas o domínio técnico, mas a construção de competências éticas, reflexivas e sociais, fundamentais para o exercício profissional comprometido com a qualidade do cuidado e com a transformação social.
Roberta Carozo Torres é enfermeira, professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Benedito Bentes, com mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe. Sua trajetória inclui atuação como enfermeira emergencista em hospitais públicos, experiência em comissões de prevenção e tratamento de lesões na pele, além de participação em comissões de ética em enfermagem. No IFAL, lidera o Grupo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GPES), coordenando projetos voltados ao desenvolvimento de tecnologias educacionais, à inovação na formação técnica em enfermagem e cuidados em saúde e enfermagem.
Sua produção acadêmica e experiência prática refletem o compromisso em aproximar o conhecimento científico da realidade dos serviços de saúde, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), formando profissionais críticos, éticos e preparados para os desafios do cuidado em enfermagem..




Ciências da Religião
O coordenador do curso de pós-graduação em Ciência da Religião e Ensino Religioso, Hugo Brandão, curso em educação a distância e vinculado ao Campus Benedito Bentes lança no dia deste mês (terça-feira) de 16 às 17h, o e-book: “Charles Taylor e a questão do Reconhecimento no Estado Democrático de Direito Brasileiro”, de autoria do Dr. Hugo Brandão e da Esp. Rafaella Caminha.Para o autor, mais do que apresentar um livro, este momento é a celebração do trabalho do Grupo de Pesquisa CNPq/IFAL – Núcleo de Estudos de Filosofia (NEFIL), que vem construindo pontes entre filosofia, política e sociedade. “Afinal, como diria Charles Taylor, o reconhecimento não é um luxo: é uma necessidade democrática”, afirmou o docente.
No estande do Ifal, no dia 7/11, às 16h, haverá o lançamento de livros e palestra na Bienal 2025 da UFAL com Hugo Brandão e Flávio Veiga, docentes do Instituto Federal de Alagoas-IFAL. Pesquisadores do NERES professores da Pós-Graduação Especialização em Ciências da Religião e Ensino Religioso. As obras são:
1. Religião na Pós-Modernidade - Autor: Professor Dr. Hugo Brandão. Com uma análise esclarecedora sobre como as crenças e práticas religiosas se transformaram no contexto da sociedade contemporânea, marcada pela pluralidade, individualização e o avanço tecnológico. Compreenda os novos caminhos da fé em um mundo em constante mudança.
2. Voto e Devoção: Um Olhar sobre Alagoas e a Política e Religião no Brasil - Autor: Professor Dr. Flávio Veiga. Com estudo focado na relação direta entre o campo religioso e as escolhas políticas, com um olhar especial para o cenário de Alagoas e as dinâmicas mais amplas do Brasil. Descubra como a devoção se manifesta nas urnas e influencia o poder.