Notícias
O impacto do racismo na saúde das mulheres será tema do 3º Encontro de formação “Conversa entre Elas
Estudantes durante o segundo encontro realizado no dia 26/10 no auditório do ifal Benedito Bentes
O terceiro encontro de formação numa “Conversa entre elas”, traz neste sábado (9/11) uma temática considerada necessária e de extrema relevância neste mês que será “Consciência Negra:“Juventudes e o impacto do racismo na saúde das mulheres”. O evento ocorrerá no auditório do Campus Ifal Benedito Bentes, das 9h às 12h.
A programação consiste de um café da manhã, seguido às 9h20min de uma dinâmica em grupo com a temática “De que cor é a rede?” com a professora Natália Rodrigues. Às 10h, haverá apresentação do Estatuto da Juventude (Brasil 2013) e o Dossiê do Panorama da Saúde de Jovens Brasileiros -2016-2022- Interseções entre a Juventude e a Saúde no Trabalho (Agenda Jovem Fiocruz, com as professoras Roseanne Nobre e Jaqueline de Melo e Silva - coordenadora do Vi.Ver Mulheres. Às 10h40, haverá uma roda de conversa com as temáticas “As Juventudes e o Impacto do Racismo na Saúde de Jovens Mulheres” que se prolongará até às 12h.
Segundo encontro
Com o tema “Saúde: uma questão de direito", o 2º encontro “Conversa entre Elas” ocorreu no dia 26 de outubro passado I(sábado) e foi iniciado com a dinâmica “De não deixar a bola cair”, na ideia de proporcionar um apoio mútuo na rede de cuidado. Dois grupos foram formados, nos quais as participantes puderam conversar sobre, “o que te adoece?” e “o que promove saúde para você?”. Nessa ocasião foi lida a cartilha produzida pela Agenda Jovem FioCruz “Jovens na Trilha do SUS”, a partir da qual houve discussões e questionamentos sobre acesso à saúde, marcadores sociais nos processos de adoecimento e importância da participação social para o fortalecimento do SUS e construção de políticas públicas mais efetivas para as juventudes femininas. Outro ponto importante discutido foi a temática “O SUS é feminino” um debate sobre a grande participação das mulheres no seu quadro de servidores, mas também na importância dos movimentos das mulheres na construção e defesa do SUS, bem como em uma analogia do papel das mulheres com os princípios da Universalidade, Integralidade e Equidade. Na avaliação da equipe participante a idéia que passa é de que as mulheres integrantes do Vi.Ver Mulheres, avança de forma muito bonita na ideia da construção de uma rede de afeto entre mulheres, que promove saúde em todo desenvolvimento desta trama
Rede de formação
A Saúde de Jovens Mulheres e a Rede de Afetos trata-se de um projeto da Agenda Jovem Fiocruz em parceria com o Ifal com o objetivo de formar jovens mulheres em promoção da saúde de jovens mulheres, de 15 a 29 anos com temas como, saúde das juventudes, emancipação feminina, questões de gênero e raça e o combate ao racismo e enfrentamento à violência contra a mulher, assim como, fortalecer as juventudes femininas na capital e em todo o estado de Alagoas na luta pela defesa das mulheres.
Para acompanhar mais o projeto Vi.Ver Mulher acesse o Instagram da equipe local