Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Futuro da logística no pós-pandemia foi tema da primeira live semanal
conteúdo

Notícias

Futuro da logística no pós-pandemia foi tema da primeira live semanal

As duas palestras comemorativas do mês da Logística agradaram aos participantes do evento online

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 10/06/2020 11h54, última modificação: 10/06/2020 12h06
Exibir carrossel de imagens Reprodução YouTube Diego da Guia, coordenador do curso técnico de Logística mediador do evento

Diego da Guia, coordenador do curso técnico de Logística mediador do evento

 A primeira live da série semanal em comemoração ao Mês da Logística ocorreu na noite desta terça-feira (9) com a participação de 75 pessoas entre alunos do curso técnico subsequente do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), professores, profissionais da área e docentes de outras unidades do instituto. Realizado pela coordenação do curso, o evento tem o objetivo de discutir a importância da logística no cotidiano e, principalmente nesse momento de pandemia em que o país atravessa que, segundo o coordenador Diego da Guia requer aproximação, entre os professores entre os profissionais da área e entre os alunos, mesmo que seja a distância. 

Os primeiros palestrantes da live inicial deste mês comemorativo foram os professores Marcos Charles Pinheiro que possui graduação em Telemática, mestrado em Logística e Pesquisa Operacional (UFCE). Já atuou como consultor em Sistemas Integrados de Gestão. É professor do Ifal desde 2007 e André Leite Rocha, coordenador da pós-graduação em Desenvolvimento Organizacional, possui graduação em Administração, mestre em Administração e doutor em Ciências. Os mediadores foram os docentes  do curso Diego da Guia e Wellington Manoel.

Palestras

Marcos Charles palestrante“Crescimento e Visibilidade da Logística em Tempos de Pandemia” foi a primeira palestra online ministrada pelo professor Marcos Charles que iniciou a explanação apresentando os fatores que se mantiveram estáveis na Logística em função da quarentena, entre eles, as funções primárias e secundárias a agregação de valor e as estratégicas de localização.  Ele mencionou que mudanças repentinas no cenário da Logística fazem parte da estrutura da área e apontou como exemplo, a greve dos caminhoneiros em 2018, quando o mercado da logística teve que passar por readaptações.

Como alterações  na área de Logística em função da pandemia, o professor relacionou ainda as mudanças na operacionalização das empresas ligadas ao mercado do comércio eletrônico e exemplificou a troca da logomarca do site mais conhecido do ex-commerce, o Mercado Livre,  cujo ícone que antes  era  a figura de duas mãos se cumprimentando passou a ser a de dois cotovelos se tocando para melhor se identificar com os clientes neste período de quarentena. “Indústrias, comércio e transportadores estão tendo que se reinventar para não serem abalados pela pandemia”, disse Charles.

O comércio eletrônico aumentou 81%  em suas vendas em maio deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Os artigos esportivos cresceram 126%, utilidades domésticas e bricolagem 190% e jogos 84% em relação a maio de 2019, de acordo com os dados apresentados na palestra. O palestrante acredita que as pessoas que compraram online, vão continuar no período pós-pandemia e, inclusive adquirindo produtos vendidos bem próximos de casa, sendo essa, na opinião dele, uma nova modalidade de compra.

Outra alternativa logística encontrada pelas empresas foi se transformarem em centros de distribuição pelos quais, recebem os pedidos por telefone, mails, redes sociais, separam os produtos e criam canais de atendimentos, sistema  conhecido como omnichannel que é uma estratégia de conteúdo multicanal que as organizações usam para melhorar sua relação com os usuários e promover melhor relacionamento com o público, por meio de pontos de contatos. “Por ele, eu peço pelo aplicativo, vou pegar na loja, solicito na loja e recebo em casa, devolvo pelos Correios ou por aplicativo. Todos esses canais foram criados gerando-se uma nova dinâmica no setor de logística”, acrescentou Marcos Charles. Para ele, os conceitos não mudaram, mas a dinâmica e a forma como vai ser reestruturada mudou.

André falou sobre aperfeiçoamento profissional e empregabilidadeA segunda palestra apresentou o tema  “Capacitação Técnica Profissional para a Empregabilidade na Pós-Pandemia” e foi ministrada pelo professor André Leite que alertou sobre uma possível readaptação às novas  exigências do mercado de trabalho, a partir de três importantes aspectos que são o conhecimento, as habilidades e as atitudes. “É necessário buscar a formação, senão você está fora do mercado. O conhecimento está vinculado ao saber técnico (habilidades), ou seja, as formas de  encontrar alternativas nas atividades”, afirmou o professor que exemplificou o período de quarentena no campus e os modos de manter o vínculos com os alunos, tais como vídeos-aulas, atividades remotas e outras modalidades. 

O “saber fazer” está vinculado às atitudes que, segundo o docente, representa o fato de o indivíduo buscar alternativas vinculadas ao conhecimento e as habilidades.

Entre as competências técnicas apontadas como essenciais para o momento pós-pandemia, o palestrante apontou o uso massivo de tecnologias, o conhecimento de normas técnicas e de novas ferramentas, raciocínio lógico, o aprendizado de idiomas, visão estratégias e planejamento. “Quanto às tecnologias, refiro-me  aos trechos da palestra de Marcos Charles ao falar sobre o e-commerce,  que já existe há algum tempo, mas somente agora as empresas agora em função desta nova realidade, tiveram que migrar seus serviços para as redes sociais como meio de venda de forma direcionada, exigindo dos trabalhadores um autoconhecimento das áreas técnicas”, completou.

Como competência comportamental para a empregabilidade no período pós-pandemia, André Leite relaciona itens fundamentais como a motivação,  a criatividade, a empatia,  a liderança,  a flexibilidade, o aprender a aprender e empreender. Ao finalizar a exposição, o palestrante declarou que somente um profissional certo no lugar certo garante o sucesso em um cenários pós-pandemia.

Wellington Manoel, mediador do eventoO mediador Wellington Manoel  sistematizou as perguntas feitas pelos usuários participantes, as quais foram respondidas pelos dois palestrantes.A próxima live ocorrerá na  próxima terça-feira (16) e, na ocasião, um dos palestrantes, cujo nome será definido nesta semana, falará sobre a gestão de recursos humanos na Logística.

 

Mês da Logística 

          Assista à primeira live