Notícias
Nomeação e remoção de técnicos administrativos dinamizam ações do Campus Benedito Bentes
Em dois meses, unidade do Ifal recebeu profissionais que mudam, para melhor, forma de atuação junto a comunidade interna e externa
Rosangela Cerqueira, uma das mais experientes pedagogas do Ifal integra o quadro funcional do Campus Benedito Bentes
Novos rostos e com perfis profissionais diferentes mudam, para melhor, a configuração administrativa do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Desde novembro do ano passado a unidade de ensino, localizada no bairro mais populoso de Maceió recebe servidores removidos de outras instalações do Ifal e também os que foram, recentemente, recém-nomeados depois da aprovação em concurso público da instituição de ensino.
O diretor-geral Alexandre Bonfim comemora a chegada dos servidores e confirma que com o ingresso deles, o campus amplia as atividades junto à comunidade interna e externa."Foi excelente a chegada desses novos profissionais, porque divide parte das funções que era distribuída com os servidores e os sobrecarregavam. Na área de informática, por exemplo, eu considero fundamental as chegadas do Rodrigo Vasco e do Ednildo Macena porque eles ampliaram o sistema de redes de tecnologia da informação e atualizaram os programas dos computadores. Na assistência estudantil tivemos os acréscimos de duas profissionais que são a psicóloga Lígia Teixeira e a técnica em Enfermagem, Alessandra Vieira com que suas competência estão resolvendo 90% dos problemas que tínhamos nesse setor> E, na pedagogia, ganhamos a experiência de uma profissional com mais de 30 anos de Ifal que é a Rosângela Cerqueira", declarou o diretor.
Campus Benedito Bentes - Novos Servidores -
A pedagoga Rosângela Cerqueira, ingressou no Campus Benedito Bentes em dezembro de 2019 e é a servidora com mais experiência no Ifal entre os funcionários que ingressaram, recentemente na unidade de ensino. Removida da Reitoria, a profissional da educação começou sua trajetória na instituição em 1993 no Campus Palmeira dos Índios, ainda com o nome de unidade descentralizada da então Escola Técnica Federal de Alagoas. No campus do agreste alagoano ela exerceu a primeira função de gestão que foi a de coordenadora pedagógica. Daí, houve uma sequência de atuação como gestora no Campus Maceió e, até o ano passado foi coordenadora do Pronatec no Ifal, comandando, por sete anos, equipes do programa na Reitoria e nos campi.
“Sinto-me bem acolhida no Campus Benedito Bentes para o exercício da pedagogia que é a atividade que eu sei fazer. Aqui os profissionais são acolhedores, integrados e isso é essencial”, declarou Rosangela Cerqueira.
Dados profissionais
Rosângela Cerqueira da Luz
Graduação: Pedagogia
Mestrado: Educaçao : Metodologia de Ensino
Admissão: 1993 (campus Palmeira dos Índios)
Remoção: Reitoria /Campus Benedito Bentes
Ela explicou que a vinda para a unidade de ensino do Ifal deu-se pela falta de um profissional de pedagogia no campus o que, para a pedagoga, é necessário para balizar os cursos técnicos ofertados no quesito educação de qualidade que já é tradição do Ifal.
A proposta de trabalho na área de pedagogia com os alunos dos cursos técnicos em Logística e Enfermagem visa atender a todas as expectativas deles em relação ao curso em que estão matriculados no campus. “É necessário perceber que a há possibilidade de evasão nos cursos técnicos subsequentes, devido à concorrência com o mercado de trabalho que absorve jovens enquanto eles estão em busca por uma formação técnica. E o nosso desafio é atraí-los para conhecer melhor o conteúdo do curso para transformá-lo em um profissional competente na área em que eles serão certificados. Embora o índice de evasão nos cursos técnicos subsequentes no campus Benedito Bentes seja muito baixo e 80% dos nossos alunos gostem dos cursos ofertados, procuramos mostrar a eles o quanto essas duas áreas Logística e Enfermagem são bem aceitas pelo mercado profissional.
Para a psicóloga Lívia Teixeira, a posse no Ifal no final de janeiro deste ano é mais uma experiência na área de Psicologia que se soma às atividades exercidas por ela, como por exemplo, na educação infantil e superior. “Será muito legal para mim trabalhar com educação profissional em áreas onde o foco são as habilidades e competências profissionais”, disse a servidora que também possui graduação em Administração, pós-graduação em MBA e Análise de Comportamento.
Dados profissionais
Lígia Teixeira
Cargo: psicólogo
Graduação: Psicologia e Administração
Pós-graduação: MBA e Análise Comportamental
Admissão: janeiro de 2020
Rodrigo Vasco, técnico em Laboratório de Informática iniciou as atividades em 2018 no Campus Viçosa. Entre as atividades desempenhadas estão a atualização dos sistemas de informação e os procedimentos de novos programas para os laboratórios dos cursos ofertados pelo campus. O servidor é graduado em Análise de Sistema e pós-graduado em Engenharia de Software.
Dados profissionais
Rodrigo Vasco
Cargo: Técnico em laboratório de Informática
Graduação: Análise de Sistemas
Pós-graduação: Análise de Software
Admissão: 2018 (Campus Viçosa)
Remoção: campi Viçosa/ Benedito Bentes
O suporte à manutenção dos computadores e aos equipamentos de informática, além de desenvolvimento de software estão entre as atribuições de Ednildo Macena, técnico em Informática, removido do campus Murici para a unidade do Ifal no Benedito Bentes. Nildo, como prefere ser chamado, é ex-aluno do Ifal do curso técnico de Informática concluído em 2010 e do superior de Sistema da Informação em 2018, ambos no Campus Maceió. Ele é servidor do instituto desde 2017.
Dados profissionais
Ednildo Macena
Cargo: Técnico em Informática
Graduação: Sistema de Informação - Ifal
Admissão: 2017 (Campus Murici)
Remoção: campi Murici/ Benedito Bentes
Flávio Martins foi nomeado no Ifal em dezembro de 2019 e assumiu em janeiro deste ano no Campus Benedito Bentes. Cabe a ele, ajudar nas atividades laboratoriais na área de Química. Sua formação profissional é Biologia e é mestre em Ciência da Saúde.
Dados profissionais
Flávio Martins
Cargo: Técnico em laboratório de Química
Graduação: Licenciatura em Biologia
Mestrado: Ciências da Saúde
Admissão: janeiro 2020
A mais recente servidora a assumir cargo no Campus Benedito Bentes foi a técnica em Enfermagem, Alessandra Vieira da Silva, removida do Campus Piranhas, onde estava lotada desde novembro de 2017. Ela é graduada em Enfermagem, possui pós-graduação em Enfermagem do Trabalho e mestrado em Pesquisa em Saúde. A profissional tem também experiência no Programa Saúde na Família antes de ingressar no campus da capital. Alessandra pretende atuar no serviço de enfermagem e prestar atendimento de saúde para os estudantes.
Dados profissionais
Alessandra Vieira
Cargo: Técnico em Enfermagem
Graduação: Enfermagem
Pós-Graduação: Enfermagem do Trabalho
Mestrado: Pesquisa em Saúde
Admissão: 2017 (campus Piranhas)
Remoção: campus Piranhas/Benedito Bentes