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No primeiro ano, estudantes de Enfermagem agregam teoria e prática a partir das metodologias ativas
Atividades lúdicas e de sala invertida motivam estudantes a lidar com a aprendizagem sobre as temáticas éticas do curso
Equipe apresenta classificação dos medicamentos durante atividade de sala invertida
O desenvolvimento de temáticas vinculadas à saúde, tendo o estudante como protagonista de seu próprio aprendizado é uma das práticas da metodologia ativa aplicada em sala de aula para os alunos do primeiro ano do curso técnico subsequente em Enfermagem - diurno - do campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A partir de temas como, classes de medicamentos, farmacocinética e farmacodinâmica, o professor André Luiz Fidelis Lima busca motivar seus discentes ao tempo que os inserem na teorização para novos elementos pedagógicos ainda não aplicados em sala de aula.
A ação ocorre no componente curricular Ética, desde a quinzena deste mês com atividades de montagens de quebra-cabeça sobre o uso correto de medicamentos, armazenamento de medicamentos genéricos, apresentações sobre as classes de medicamentos, produção de histórias em quadrinhos sobre norma e legislação da enfermagem e sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, atividades destinadas para fins avaliativos da disciplina de Ética.
"As metodologias ativas foram utilizadas buscando favorecer a motivação e despertar a curiosidade dos estudantes. Também foi desenvolvida métodos de aprendizado como sala invertida e o método lúdico como estratégia pedagógica, ao qual ensina brincando e não tem cobranças, tornando a aprendizagem significativa e de qualidade, sem retirar do processo o conhecimento técnico e científico”, explicou o docente André Fidelis Lima.
O professor ressalta que o curso técnico em Enfermagem (subsequente) do Ifal objetiva priorizar a integração do ensino ao exercício profissional, com vistas a sua melhor adequação à realidade vivenciada, rompendo com a dicotomia teoria/prática e seu contato com tecnologias atuais no processo de trabalho da área. Para o docente, o curso objetiva, ainda, o desenvolvimento de estratégias de ensino que possibilitem aproveitar conhecimentos e experiências anteriores, que correspondam com o perfil profissional de conclusão proposto.