Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > NeoGetq-Ifal realiza minicurso sobre utilização do Zotero em pesquisas acadêmicas

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 30/05/2023 09h52, última modificação: 30/05/2023 09h52

Promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade (NeoGetq/IFAL)  do Instituto Federal de Alagoas (Ifal),  o minicurso sobre “Gerenciamento  de Referências de Pesquisas utilizando o Zotero” ocorreu no Campus Benedito Bentes, na manhã de sexta-feira (26), ministrado pelo professor Elton Moura, vice-líder do NeoGetq, doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, docente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e editor da Revista Principia ((IFPB).

O minicurso online teve como público alvo os integrantes do NeoGetq com participação de alunos e servidores do campus.A aprendizagem do uso da ferramenta ocorreu por meio interativo entre os participantes e o ministrante do curso que repassou informações sobre as configurações, a importação de arquivos e referências e sobre a escrita acadêmica. A organização do material de coleta em uma pesquisa ou escrita foi  um dos assuntos enfocados na ocasião, a partir de ensinamentos sobre aberturas de pastas e  organização dos arquivos de interesses.

O Zotero, segundo Elton Moura, é uma ferramenta utilizada em trabalho de conclusão de cursos (TCC), projetos de pesquisa e demais trabalhos científicos como gerenciador de referências, dados bibliográficos e outros materiais  relacionados à pesquisa. O software tem como características principais a integração com navegadores, sincronização online  geração de citações em textos, rodapés, além da integração com processadores de texto Microsoft Word, LibreOffice, OpenOffice.org Writer e NeoOffice

registrado em: