Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > NeoGetq/Ifal promove curso e palestras para os integrantes do grupo de pesquisa
conteúdo

Notícias

NeoGetq/Ifal promove curso e palestras para os integrantes do grupo de pesquisa

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 01/12/2023 14h14, última modificação: 01/12/2023 14h14
Gerônimo Vicente Pesquisadores e alunos assistem à palestra sobre "Cidades Inteligentes"

Pesquisadores e alunos assistem à palestra sobre "Cidades Inteligentes"

 O Núcleo de Estudos sobre Organizações, Gestão, Empreendedorismo, Tecnologia e Qualidade (NeoGetq/IFAL) realizou nesta semana duas importantes atividades para os integrantes do grupo de pesquisa. No dia 27 do mês passado, ocorreu um curso  básico de Revisão de Literatura Bibliométrica, ministrado pelo professor Ahiram Brunni, doutor em Administração pela Universidade Potiguar e administrador do Instituto Federal do Rio Grande do Norte sobre  “Revisão de Literatura Bibliométrica"  Outro curso será realizado no dia 4 de dezembro nos mesmos moldes do ocorrido na semana anterior.

Na revisão bibliométrica, segundo conteúdo textual do  Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Goiás (Lapei/UFG), o pesquisador baseia suas descobertas em dados bibliográficos produzidos por outros pesquisadores e, quando esses dados são agregados e analisados (por meio de métricas), ideias e interesses sobre o campo científico surgirão.

No dia 29 de novembro  foi a vez do professor Glauber Ruan, da Universidade Federal Pernambuco  falar sobre "Logística em Cidades Inteligentes”. O evento híbrido teve a participação dos estudantes dos campi Benedito Bentes, Rio Largo e Palmeira dos Índios. Para o professor Luiz Félix, integrante do Neo Gteq, o tema é comum no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica  (Pibic). Para o palestrante, “ o crescimento da população e a falta de estrutura de mobilidade urbana e logística nas cidades tem posto como desafios para os gestores, pesquisadores e especialistas na área e a discussão ajuda  a avaliar e organizar a mobilidade e logística na cidade”.