Notícias
NAPNE do Ifal – Campus Benedito Bentes marca presença no 11º Congresso Nacional de Educação (Conedu)
O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFAL – Campus Benedito Bentes marcou presença no 11º Congresso Nacional de Educação (Conedu), realizado de 3 a 5 deste mês, na cidade de Olinda (PE), tendo como representantes, o professor Ricardo Ribeiro, coordenador e a professora Roseanne Nobre - vice-coordenadora. O evento, considerado um dos maiores espaços de debate sobre práticas pedagógicas, inclusão e políticas públicas educacionais do país, reuniu pesquisadores, professores e estudantes de todas as regiões do Brasil.
Durante o congresso, o professor-mestre. Ricardo Ribeiro atuou como orientador do projeto “Educação Inclusiva no Ifal: desafios, perspectivas e a percepção da comunidade acadêmica sobre a atuação do NAPNE”, apresentado pelas estudantes Caroline Otte e Renata Sandrielle, ambas do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Logística do Campus Benedito Bentes. O trabalho reflete o compromisso do núcleo em promover ações de pesquisa e extensão que ampliem o debate sobre acessibilidade e equidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.
A participação dos representantes do núcleo foi marcada por uma intensa troca de saberes em mesas-redondas, conferências e apresentações de pesquisas que dialogam diretamente com as temáticas desenvolvidas no NAPNE. Um dos momentos de maior destaque foi a mesa-redonda “Inclusão escolar: o especial na ou da educação?”, realizada no dia 4 de outubro, que trouxe reflexões sobre os desafios contemporâneos da educação inclusiva.
“Participar de um evento como o Conedu que coloca em pauta temas diretamente relacionados às políticas públicas de inclusão — bandeira que o NAPNE defende historicamente — é fundamental. Esses espaços fortalecem nossa atuação institucional, inspiram novas práticas pedagógicas e reafirmam o compromisso do IFAL com uma educação verdadeiramente inclusiva”, destacou o professor Ricardo Ribeiro, coordenador do NAPNE.
O congresso também proporcionou aos docentes uma rica vivência de formação continuada, ampliando o repertório teórico e metodológico sobre educação especial, acessibilidade e equidade no contexto da educação profissional e tecnológica.
Com a presença ativa dos membros do núcleo, o NAPNE do Campus Benedito Bentes reafirma seu papel como protagonista nas discussões sobre inclusão e diversidade no Ifal, reforçando que a participação em eventos científicos é um instrumento essencial para o fortalecimento das práticas inclusivas e da formação docente crítica e humanizada.