Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Napne/Benedito Bentes realiza palestra sobre diagnóstico tardio do autismo
conteúdo

Notícias

Napne/Benedito Bentes realiza palestra sobre diagnóstico tardio do autismo

publicado: 12/04/2024 10h02, última modificação: 12/04/2024 10h02
Exibir carrossel de imagens Evento ocorreu no dia 2 de abril que celebra a conscientização sobre o autismo

Evento ocorreu no dia 2 de abril que celebra a conscientização sobre o autismo

O  Núcleo de Atendimento às Pessoas com  Necessidades Específicas (Napne) do Campus Benedito Bentes lembrou o Dia  Mundial  da Conscientização sobre o Autismo com  uma palestra sobre o “Diagnóstico Tardio”, tendo como palestrante, Alcivânia Vieira, farmacêutica, especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar.A palestrante recebeu o diagnóstico tardio de TEA  e apresentou o relato dela  sobre como foi o processo até chegar ao diagnóstico 

 O evento ocorreu no dia 2 deste mês com a presença de alunos e professores da unidade de ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Durante a palestra, a expositora  conceituou o Transtorno de Espectro Autista (TEA) definido, por ela, como um conjunto de manifestações, por meio de distúrbios de desenvolvimento que podem afetar a motricidade e linguagem e os comportamentos.Também foram apresentadas as principais características do TEA e, entre elas, foram citadas a ecolalia (atraso normal da fala  e a repetição de palavra), dificuldade de participar de brincadeiras em grupo, quadro de ansiedade e depressão e seletividade alimentar. 

Alcivânia Vieira também expôs, aos presentes, alguns mitos ou fakes news  que são disseminados sobre a pessoa autista, tais como, que é causado por vacina, que é agressivo, antissocial, de que não tem cura e de que é uma doença. Ela também apresentou, durante a palestra, quais são os níveis de autismo, como identificá-lo e quais os tipos de crises.

A mediadora da palestra foi a responsável pelo Napne/Campus Benedito Bentes, Juliana Costa. “Houve participação dos alunos dos cursos técnicos integrados e subsequentes do campus. Eles gostaram muito, principalmente os estudantes de Enfermagem”, declarou.

A importância dos treinamentos e palestras sobre o autismo é a contribuição efetiva para a redução de preconceitos e que todos saibam lidar com as diferenças  e respeitar as pessoas dentro de sua individualidade. Para a palestrante, “o autismo é um espectro com habilidades e limitações, mas se o foco for as limitações nunca enxergamos  as possibilidades. Abra sua mente”, afirmou Alcivânia Vieira.