Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Mulheres do Cras Selma Bandeira recebem orientações sobre os efeitos do climatério na saúde feminina

Atividade faz parte da disciplina Estudos Aplicados à Saúde da Mulher com orientações dos estudantes do quarto período

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 18/08/2023 14h32, última modificação: 21/08/2023 10h38
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Discentes do Campus Benedito Bentes repassam informações às mulheres do Cras Selma Bandeira

Estudantes do quarto período do curso técnico subsequente em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (ifal) participaram na manhã de sexta-feira (18/8) de uma atividade de transmissão de informação  sobre a saúde da Mulher, como parte da disciplina  Estudos Aplicados à Saúde da Mulher  lecionada pelas professoras Patrícia Cavalcante e Paulyanne Araújo. Pessoas adultas e idosos integrantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)   do conjunto Selma Bandeira  estiveram no campus para ouvir as orientações sobre  as etapas reprodutivas da mulher.Cerca de  40 pessoas acompanharam as orientações dos discentes do campus.

A ação integra uma parceria entre  o Campus Benedito Bentes e o Cras que tem  proporcionado  a realização de várias atividades de saúde e de bem-estar social à comunidade vizinha à unidade do Ifal na parte alta de Maceió.

O tema do encontro entre alunos e alunas do Ifal com  adultos e idosos do CRAS Selma Bandeira foi sobre Climatério que  é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva, também chamada de pós-menopausa, sendo marcada por uma diminuição progressiva da quantidade de hormônios produzidos.

As alunas e os alunos  expuseram sobre as fases do climatério e recomendaram às mulheres do Cras que elas  sejam supervisionadas por um profissional de saúde.  Para os estudantes, os primeiros  sinais dessa transição são a fase pré-menopausa, a partir da irregularidade menstrual. Algumas das mulheres presentes relataram a  quantidade de dias de menstruação e entre elas, algumas que  disseram haver redução nos números de dias.

Alguns sintomas representam a interferência do climatério na saúde da mulher como ansiedade, tristeza, ondas de calor e estresse. Os  hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada, atividades físicas regulares e  os cuidados com a saúde mental foram outras recomendações feitas pelos discentes do curso técnico em Enfermagem. A acupuntura, relaxamento e a terapia de reposição hormonal também foram  orientados como forma de reduzir os efeitos  do climatério  sobre o corpo feminino.