Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Moradora da área rural da Paraíba supera desafios e conclui pós-graduação- EAD no Ifal Benedito Bentes
conteúdo

Notícias

Moradora da área rural da Paraíba supera desafios e conclui pós-graduação- EAD no Ifal Benedito Bentes

Distante 524 km , Thaíze Dantas se tornou especialista em Desenvolvimento Organizacional e TCC pode mudar a realidade social do município onde ela reside

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 07/05/2025 10h39, última modificação: 07/05/2025 10h44
Exibir carrossel de imagens foto cedida: Thaíze Dantas  produziu TCC sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustantável do município de Vista Serrana-PB

Thaíze Dantas produziu TCC sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustantável do município de Vista Serrana-PB

A educação a distância (EaD) desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão educacional e no estreitamento das desigualdades regionais. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, ela se torna ainda mais relevante ao possibilitar o acesso à educação superior para pessoas que vivem em áreas remotas, onde instituições de ensino presencial são escassas ou inexistentes. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) há quase 20 anos constrói esses laços conectivos que transformaram a vida de centenas de pessoas, por intermédio do ensino online. O mais recente exemplo está a 524 quilômetros do Campus Benedito Bentes do Ifal, mais precisamente na cidade de Vista Serrana, na Paraíba, localizada a  355 quilômetros da capital João Pessoa.Thaíze Monteiro Dantas, moradora de uma área rural do município paraibano, filha de pai e mãe analfabetos concluiu o curso de Especialização em Desenvolvimento Organizacional  com um trabalho que muda a realidade dela e pode  contribuir para garantir avanços sociais  na cidade em que reside.A especialista comparou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do estado da Paraíba e de Vista Serrana para identificar  a dinâmica social no município. 

A cidade de Vista Serrana(PB) possui 3641 habitantes segundo o Censo de 2022 do IBGE  e teve um aumento populacional de 3,7% em relação  ao levantamento realizado em 2010. Segundo Thaise Dantas, a renda do município  provêm da vendas de redes das grandes capitais, da agricultura e programa de assistenciais sociais do governo federal 

“Justamente por essas limitações eu ficava impossibilitada de fazer um curso presencial de pós-graduação devido a distância dos centros urbanos mais desenvolvidos. As  outras cidades mais próximas também não disponibilizavam cursos de pós- graduação na minha área. Visto que moro na área rural, a minha família é agricultora, meus pais são analfabetos e devido não poderem estudar quando crianças, por causa da situação difícil da época e terem que trabalhar logo na tenra idade, sempre incentivaram o desenvolvimento acadêmico meu e do meu irmão. Hoje somos o orgulho deles. Os dois filhos de um casal de agricultores analfabetos, conquistando uma formação acadêmica”, afirmou  a pós-graduada em Desenvolvimento Organizacional pelo Ifal. 

Especialista Thaíze DantasFormada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba, durante a formação dela, a pandemia da Covid-19, obrigou a instituição de ensino a  optar pela modalidade de educação a distância. Ao concluir a graduação, Thaize escolheu  uma pós-graduação na modalidade EAD. A gravidez e a indisponibilidade de um curso de especialização na região onde mora dificultavam a presença dela em uma sala de aula. “Para ter acesso a uma pós presencial teria que me deslocar  uma  distância muito grande e, naquela ocasião (2022), estava gestante de minha bebê. Fiquei sabendo do processo seletivo do curso de Especialização em Desenvolvimento Organizacional do Ifal pelo Google. Então realizei o processo de requerimento e fui aceita.A modalidade EAD me proporcionou isso no conforto da minha residência, contou Thaise Dantas.

A especialista em Desenvolvimento Organizacional espera que  a qualificação possa ampliar as oportunidades de emprego na área educacional e para que isso aconteça, ela  pretende expandir  seus conhecimentos.

 

"A modalidade EAD me proporcionou isso no conforto da minha residência,"
Thaise Dantas.

ODS no TCC

Com o título “Gestão Pública e Sustentabilidade: uma análise comparativa dos ODS na gestão pública do Estado da Paraíba e no Município de Vista Serrana-PB”, o trabalho de conclusão de curso de  Thaise Monteiro Dantas  traça um comparativo entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do estado da Paraíba e do município de Vista Serrana. O TCC teve a orientação do professor André Leite Rocha, também coordenador do curso de pós-graduação em Desenvolvimento Organizacional.

No TCC, a especialista destaca que a iniciativa da ONU para a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável teve origem a partir da experiência com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), no qual sua agenda esteve vigente entre 2000 a 2015. Os ODM se restringiam a oito objetivos, que buscavam promover o desenvolvimento dando destaque no combate à fome e à pobreza extrema. “Dessa forma, surge a Agenda 2030 que além da erradicação da pobreza ser um dos principais objetivos também aborda outras pautas, como o desenvolvimento sustentável, além de promover o combate a desigualdade social” destacou o TCC.

 Thaise Dantas conclui que tanto o Estado da Paraíba quanto o município de Vista Serrana  investem, massivamente em desenvolver e ofertar uma estrutura de saúde e educação de qualidade para a população, mas alerta que  alguns pontos precisam ser revistos, como, por exemplo, a escassez de recursos  financeiros públicos e a falta de investimentos para as melhorias de infraestrutura, profissionalização e equipamentos de qualidade nos serviços ofertados pelo município e pelo Estado. 

Acesse o TCC de Thaíze Monteiro Dantas

Especialização em Desenvolvimento Organizacional

A pós-graduação em nível de lato sensu  foi implantada no Campus Benedito Bentes  em 2019 e  é direcionada a profissionais graduadas/os (bacharéis, licenciadas/os e tecnólogas/os) das diversas áreas do conhecimento humano, cuja formação acadêmica e/ou experiência da prática profissional alinhe-se com a necessidade de complementar seus conhecimentos voltados ao desenvolvimento organizacional, governança e empreendedorismo nos setores público e privado.

EAD no ifal

A implantação da Educação a Distância (EaD) no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) teve início em 2006, quando a instituição participou do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Nesse ano, o Ifal apresentou e teve aprovada a proposta do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria na modalidade a distância, em resposta ao Edital nº 01, de 20 de dezembro de 2005, da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC). A elaboração do projeto contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Maragogi, que demonstrou interesse em sediar cursos na área de Turismo e Hospitalidade. Após visitas técnicas e análises, foi firmado o Acordo de Cooperação Técnica nº 272/2006 entre o MEC e o Ifal, oficializando a participação da instituição no sistema UAB. Desde então, o Ifal tem expandido sua atuação na EaD, oferecendo diversos cursos superiores e técnicos em polos distribuídos por Alagoas. Atualmente, o Ifal continua a oferecer cursos na modalidade EaD, com vagas disponíveis em diferentes polos do estado, contribuindo para a democratização do ensino e a formação profissional de diversos estudantes.