Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Mestrado do Profept/Ifal terá mais cinco defesas de dissertações

Mestrado do Profept/Ifal terá mais cinco defesas de dissertações

Quatro defesas de produtos educacionais e dissertações ocorrerão em junho e uma em jukho

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 10/06/2020 22h14, última modificação: 10/06/2020 22h16

Mais cinco dissertações do mestrado em Educação Profissional ofertado pelo Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas serão apresentadas neste mês e início de julho. O anúncio foi feito pelo coordenador do Profept/Ifal, Ricardo Cavalcanti no início da tarde desta quarta-feira (10).O curso lato sensu está  incluído no programa da rede federal de educação profissional. As defesas ocorrerão  por meio de videoconferência, experiência adotada pela coordenação do curso desde abril deste ano em decorrência da suspensão das aulas presenciais decorrentes da pandemia do coronavírus.

A ordem da apresentação dos produtos educacionais e das dissertações tem início  no próximo dia 17 deste mês, às 14h pelo Google Meet, tendo como autor o mestrando Ítalo Christiano da Silva, cujo produto será Jogo e Resiliência e  a dissertação intitulada: Estratégia de Ensino na Aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio Integrado ao Técnico: reflexões sobre práticas pedagógicas humanizadas, que tem a orientação da professora Rossana Viana Gaia que comporá a banca examinadora junto com  as professoras Lúcia de Fátima Santos (Ufal) e  Maria do Socorro Ferreira dos Santos (Ifal). No dia 22 de junho,  será a vez da mestranda Melissa Rossana de Oliveira Menezes defender o produto educacional sob o título de Formação de Professores para a Inclusão Escolar de Alunos Surdo e dissertação “Formação de Professores como Recurso para Inclusão Escolar de Alunos Surdos no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica”. A pesquisa tem como orientadora, a professora Ana Paula Santos de Melo Fiori que fará a composição da banca examinadora ao lado dos docentes Liliane Correia Toscano de Brito Dizeu (Uncisal) e Ricardo Jorge Cavalcante. A transmissão começará às 14h. No dia 25 deste mês, às 9h da manhã, será a vez  da mestranda Taiza Lima da Cunha apresentar o produto educacional denominado Manual Pedagógicos sobre os Paradigmas de Inclusão  e Necessidades Educacionais Específicas. A dissertação terá como tema “ O Manual de Inclusão como Ferramenta de Inclusão: um olhar reflexivo sobre  os programas educacionais do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas, sob a orientação da professora Géssika Cecília Carvalho da Silva que comporá a banca examinadora com os docentes Edson Peixoto de Vasconcelos Neto (UEPB), Nelson Vieira da Silva (Ifal) e Marcos Antonio Silva (Ifal). No dia 30 deste mês, às 14h, a mestranda Lidiane da Conceição Barbosa Bonfim defenderá o produto educacional intitulado Sequência Didática: discutindo a violência contra a mulher no contexto do ensino  médio integrado. A dissertação terá como tema “Violência de Gênero: a lei Maria da Penha como ação afirmativa  no  combate à violência contra a mulher no contexto do ensino médio integrado”, pesquisa orientada pela professora Géssika Cecília Carvalho da Silva que participará da banca examinadora junto com os  docentes Edson Peixoto de Vasconcelos Neto (UEPB), Cristiano das Neves Bodart (Ufal) e Ana Paula Santos de Melo Fiori (Ifal).

No dia 1º de julho, será a vez  do mestrando Frantchesco Porciúncula Dias Pinto defender o produto educacional Oficina Google Earth Pro - ferramentas e aplicações ambientais e a dissertação sob o tema “ Uso de Geotecnologias no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente; uma aplicação nas aulas de Geografia, sob a orientação  da professora Ana Paula Santos de Melo Fiori (Ifal) que fará composição da banca examinadora  com os professores André Suêldo Tavares de LIma (Ifal), Michely Inês Prado de Camargo Libos (Ifal) e Deise Juliana Francisco. O horário de transmissão será às  14h pelo Google Meets.