Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes conscientizam sobre prevenção aos acidentes de trânsito

Estudantes conscientizam sobre prevenção aos acidentes de trânsito

Atividade faz parte do projeto Saúde e suas Cores

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 22/05/2020 12h26, última modificação: 22/05/2020 12h27
Reprodução Orientações sobre prevenção a acidentes de trânsito

Orientações sobre prevenção a acidentes de trânsito

Educação  no Trânsito  é o tema do projeto de extensão Saúde e suas Cores, promovido pelo Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) por meio dos estudantes do curso técnico subsequente em Enfermagem. O  Maio Amarelo, como é  conhecido  o período de 30 dias deste mês,  tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Segundo o site  maio.amarelo.com,  o objetivo do movimento é promover uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Como envolve prevenção a acidentes, o tema  também faz parte da programação do projeto Saúde e suas Cores realizado pelos alunos  do curso técnico em Enfermagem sob a orientação da professora Paulyanne Araújo. O objetivo do projeto é lembrar a importância de cuidar da saúde por meio de consultas aos profissionais especializados e através de realização de exames periódicos. Cada mês é representado pela atenção a prevenção contra um  determinado tipo de doença. A iniciativa começou no Campus Benedito Bentes em setembro de 2019,  com  orientações dos estudantes sobre a prevenção ao suicídio junto aos colegas, servidores e a comunidade do bairro.

Neste mês, a ação consistiria na conscientização dos alunos da unidade de ensino do Ifal e da comunidade sobre prevenção de acidentes de trânsito, caso as aulas não estivessem suspensas em decorrência da pandemia da Covid-19. No entanto, os estudantes participantes do projeto reforçam as informações por meio das redes sociais e outros meios eletrônicos de comunicação.