Notícias
Inscrições para o mestrado profissional em EPT serão encerradas no dia 15 de janeiro
Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições. por intermédio do link: https://profept.selecao.net.br/informacoes/14. A taxa de inscrição é de R$160,00.
As inscrições do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica para formação da turma 2026 estão abertas até o dia 15/ 1 (quarta-feira). O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) oferece 14vagas sendo sete na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), também denominada de linha 1 e mais sete em Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), também chamada de linha 2. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições. por intermédio do link: https://profept.selecao.net.br/informacoes/14. A taxa de inscrição é de R$160,00. Todas as instruções sobre o processo de inscrição estão contidas no link do edital divulgado abaixo.
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foi lançado no dia 19 de dezembro de 2025 pelo Edital ProfEPT Nº 02/2025 dando início ao Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil, por meio do Exame Nacional de Acesso – ENA – para as turmas 2026.São ofertadas 769 vagas distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa, presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.
Para participar do Edital ProfEPT 02/2025 ENA é necessário que a pessoa interessada seja portadora de diploma de curso superior de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso de graduação, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.Para as vagas destinadas aos Servidores(as): ser técnico(a)-administrativo(a) em educação (TAE) ou docente, pertencentes ao quadro permanente, ativo, incluindo os(as) que se encontram em estágio probatório, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (especificamente dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II). Para as vagas destinadas à Ampla Concorrência: ter atuado, mediante comprovação, entre os anos de 2024 e 2025 por, pelo menos, um semestre completo (6 meses) ou 80 horas totais, em espaços formais ou não-formais, no exercício de práticas de ensino ou em gestão de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, públicos ou privados, desenvolvendo atividades em cursos ou programas de:
- - Formação inicial e continuada de trabalhadores ou qualificação profissional;
- - Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM)6; e/ou
- - Educação Profissional Tecnológica de Nível Superior (graduação ou pós-graduação).
Mais informações acesse o Edital do ENA/PROFEPT/2026