Notícias
Ifal recepciona alunos da turma 2021 em aula inaugural do mestrado EPT
Os 24 novos discentes do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram na manhã desta sexta-feira (9) da aula inaugural em solenidade ocorrida de modo online. A Turma 2021.1 foi recepcionada na cerimônia pelo reitor Carlos Guedes, pela pró-reitora da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), Eunice Palmeira, pela representante da Coordenação de Pós Graduação da PRPPI, Margareth Nunes, pelo diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim e pelo coordenador do ProfEPT, Ricardo Cavalcanti.
Durante o discurso, o coordenador, depois de saudar os dirigentes, docentes, alunos e egressos presentes, ressaltou que “toda equipe do programa estava muito feliz pela chegada de vocês ao mestrado, a despeito da pandemia, cujo compromisso básico é o trabalho como princípio pedagógico”, acrescentou Ricardo Cavalcanti. Ele destacou o trabalho da banca examinadora dos currículos dos candidatos que foi realizado em dez dias e finais de semana. “Foram mais de 1200 candidatos disputando 24 vagas divididas em ampla concorrência, servidores e sistema de cotas em um mestrado que tem como condição imprescindível estar junto à sociedade”, ressaltou o coordenador.
Margareth Nunes, representando a Coordenação de Pòs-Graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação enfatizou que na condição de pedagoga sente-se bastante satisfeita diante de um mestrado em EPT. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Eunice Palmeira congratulou-se com todo o corpo docente, com os novos mestrandos.“ Esperamos por um ano pela presença de vocês, porque tivemos que suspender o processo de seleção faltando uma semana para o exame. Tentamos todas as formas possíveis de dar sequência, porém a pandemia não permitiu”, lembrou Eunice. O diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, unidade de ensino do Ifal, que sedia o mestrado EPT, destacou a resiliência da equipe de docentes e alunos em prosseguir com as defesas de dissertações de forma online, logo depois da suspensão das aulas presenciais.
Em seu discurso, o reitor Carlos Guedes declarou que o mestrado EPT ajuda ao Ifal a promover uma educação de qualidade social e citou a organização da Coordenação do curso de pós-graduação, liderada pelo professor Ricardo Cavalcanti. Guedes fez uma apresentação do Ifal, dos cursos técnicos, tecnológicos e de licenciatura e da quantidade de servidores docentes e técnicos administrativos. Aos alunos ele aconselhou; “haja o que houver não desistam de seus sonhos jamais”.tacou a resiliência da equipe de docentes e alunos em prosseguir com as
Na sequência da solenidade, os docentes dos mestrado ProfEPT do Ifal se apresentaram aos novos mestrandos e, depois com uma exposição do coordenador sobre concepção e diretrizes do curso de stricto sensu. Dados apresentados pelo coordenador Ricardo Cavalcanti apontam que 19 dissertações já foram apresentados, sendo 18 defesas da turma 2018 e uma da turma 2019 e há mais 22 dissertações e produtos educacionais previstos para serem defendidos até o dia 31 de agosto deste ano.
Os egressos Frantchesco Porciúncula (turma 2018) e Diego Alves (turma 2019) foram apresentados aos novos mestrandos e expuseram suas experiências na produção dos seus produtos educacionais.