Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Ifal certifica técnicos em Enfermagem e Logística do Campus Benedito Bentes
conteúdo

Notícias

Ifal certifica técnicos em Enfermagem e Logística do Campus Benedito Bentes

Solenidade ocorreu na noite de quarta-feira (13) no pátio da unidade de ensino profissional e tecnológico

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 14/12/2023 14h50, última modificação: 14/12/2023 15h14
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Dezoito técnicos foram certificados pelo Ifal

Dezoito técnicos foram certificados pelo Ifal

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal)  certificou, na noite de quarta-feira (13) mais 18 técnicos, desta vez, do Campus Benedito Bentes, localizado na parte alta de Maceió. Foram sete técnicos em Enfermagem e onze  técnicos em Logística que  realizaram os cursos subsequentes (destinados a quem concluiu ensino médio) na instituição pública de ensino. Os profissionais receberam  os certificados das mãos da reitora em exercício, Cledilma Costa que presidiu a mesa solene composta também  pelo diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim, pelos coordenadores dos cursos técnicos, Diego da Guia, que representou o coordenador de Logística, André Leite e Roseanne Nobre, coordenadora de Enfermagem.Estiveram também compondo a mesa da solenidade, a chefe de Administração do campus, Paula Pradines e pelo  diretor  em exercício de Articulação do Ensino,  Henrique Golbery.

A cerimônia, ocorrida  no pátio do campus com a presença dos docentes e de familiares dos  novos técnicos, teve início com a entrada dos formandos. Logo depois, foram lidos os juramentos dos técnicos em Enfermagem e da Logística pelos  concluintes Milena Bezerra Tomaz, da turma de Enfermagem  e Dúlian Noemia Alves de Araújo, da turma de  Logística. Nesse   momento, os estudantes do curso técnico em Logística fizeram uma homenagem ao professor Wellington  Manoel, paraninfo da turma. 

 A solenidade  prosseguiu com   a cerimônia da lamparina. A lâmpada foi adotada como símbolo da enfermagem em referência a Florence Nightingale, que durante a Guerra da Criméia (1853-1856) trabalhou como voluntária na assistência aos feridos, lançando a base para a profissão do enfermeiro mais tarde.Durante a noite, Florence Nightingale visitava os feridos levando uma lanterna de campanha. O efeito da luz, além de possibilitar a atenta observação, aplaca a dor e a solidão dos feridos, animando-os na luta contínua pela vida. Por essas rondas noturnas, Florence ficou conhecida como a Dama da Lâmpada.Na Cerimônia da Lâmpada, uma tradição em escolas de enfermagem, os estudantes que estão concluindo o curso e vão sair para o mercado de trabalho  fazem o acendimento da  lâmpada  como uma forma de lembrar a precursora da profissão e manter acesos os compromissos assumidos durante os anos de formação.

  Diretor-geral, Alexandre Bonfim destaca qualidade dos cursos técnicos do Ifal, durante discurso ( foto: Gerônimo Vicente Santos)Os integrantes da mesa solene, durante os discursos,  agradeceram aos  novos profissionais de Enfermagem e Logística e destacaram a necessidade de  todos galgarem  posições  mais elevadas no âmbito de  suas profissões. O diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim, disse que,  em qualquer processo da vida há uma seleção. ”O mercado está muito exigente e, vocês sempre terão que passar por um processo seletivo, porque a escolha é pelos melhores. Então vocês foram selecionados para estarem aqui e estão sendo selecionados no momento da conclusão do curso”, destacou o dirigente.

Para o diretor, vários empreendimentos foram abertos e ainda serão inaugurados em Alagoas direcionados a esses dois cursos. “Teremos um centro da distribuição da Sheen e do  Mercado Livre aqui no  estado, uma ótima oportunidade para quem concluiu o curso técnico em Logística e, na área de Enfermagem, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimentos (UPA) foram criadas e garantem espaços aos novos técnicos em enfermagem.E, por isso, vocês saem preparados para dar  o que  tem de melhor nessas ocasiões”, ressaltou Alexandre Bonfim.

A coordenadora pedagógica, Rosângela Cerqueira destacou os desafios dos formandos nos anos em que estiveram no Ifal e sugeriu que eles fossem mais além. “Trabalhamos no Ifal em uma tarefa coletiva junto com o professor para incentivá-los  a uma caminhada mais além do curso técnico”, ressaltou.

A chefe do Departamento de Administração, Paula Pradines, enalteceu o desempenho dos técnicos administrativos para garantir  a condição de ensino para os estudantes do campus. “Tudo foi pensado, planejado para oferecer  uma estrutura que garanta a vocês este momento de conclusão e de sentimento de dever cumprido. Sair do instituto federal já é um forte referencial para vocês”, disse a gestora.

O professor Diego da Guia, representante do curso técnico em logística, declarou que aquela noite era de comemoração pela conclusão do curso, mas  o início de outras conquistas de transformação social. 

Para a coordenadora do curso técnico em Enfermagem, Roseanne Nobre, “cada um  de vocês levam o nome do  Ifal para outras instituições que vocês escolheram  na ascensão profissional. Espero que em seus caminhos profissionais sejam brilhantes, sério e ético e que vocês  representem bem o nome  da Florence (Nightingale)”, acrescentou a docente.

Reitora do Ifal em exercício discursa para os concluintes dos cursos técnicosA reitora em exercício, Cledilma Costa, salientou o motivo de orgulho e de satisfação em participar da cerimônia como representante do reitor Carlos Guedes .”E, desta vez, em um  momento especial, com todos paramentados, com becas e capelos. Neste momento, não há mais os estudantes, mas profissionais que saem de uma instituição de referência  como o campus Benedito Bentes, em tudo o que faz.Neste ano, no exame de seleção, tivemos 100 vagas ofertadas e mais de 400 candidatos se inscreveram, fato que demonstra o interesse Campus Benedito Bentes”, declarou a reitora interina.

Novos técnicos em  Logística

1. ALEXANDRE CLAYTON GOMES DE ALMEIDA

2. EZEQUIEL DE SOUZA SANTOS

3. DÚLIAN NOEMIA ALVES DE ARAUJO

4. HELANYA DA SILVA BARBOSA

5. LUCAS SILVA DE AMORIM

6. MARIA EDUARDA LIMA SILVA

7. MIDIAM BERTO DE LIMA

8. MORGANA MILLAYNE SILVA DE LIMA

9. NIDIANE BEZERRA DOS SANTOS

10. WEDJA DOS SANTOS OLIVEIRA

11. WYSLANE MOURA DO NASCIMENTO

 

Novos técnicos em Enfermagem

1. ADRIANE FLOR DA SILVA

2. CLEICIANE SILVA DA CONCEIÇÃO

3. KAENNE EVELYN DA CONCEIÇÃO REIS

4. KAYLANE MARIA BARBOSA DA SILVA

5. MARIA EDUARDA DA SILVA SANTOS

6. MILLENA BEZERRA TOMAZ

7. LIDIA WEMYLLI TORRES FERREIRA