Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Ifal Benedito Bentes certifica mais 18 técnicos em Logística e em Enfermagem

Ifal Benedito Bentes certifica mais 18 técnicos em Logística e em Enfermagem

Solenidade de conclusão de cursos ocorreu na noite de sexta-feira (11)ma unidade de ensino da parte alta de Maceió

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 14/08/2023 10h32, última modificação: 14/08/2023 16h48
Exibir carrossel de imagens foto cedida Técnicos em Logística exibem certificados de conclusão do curso

Técnicos em Logística exibem certificados de conclusão do curso

O  Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) certificou na noite de sexta-feira (11/8), 18 técnicos e técnicas nos cursos de Logística e de Enfermagem. A solenidade ocorreu no mini-auditório da unidade de ensino com a participação de dirigentes, servidores técnicos administrativos, professores e  estudantes. A cerimônia foi presidida pelo diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim Barros e foi destacada pelo simbolismo  da cerimônia da passagem da lâmpada, tradição em formatura e certificações nos cursos técnicos  e superiores em Enfermagem.

A mesa solene foi composta pelo diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim Barros, pelo chefe do Departamento de Educação Básica da Reitoria, Israel Crescêncio, pela coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Rosângela Cerqueira, pela coordenadora do curso técnico subsequente em Enfermagem, Kely Rocha, pelo coordenador do curso técnico em Logística, André Leite Rocha, pelo vereador Brivaldo Marques e pela representante do Grupo Rafael Tenório, Rafaela Tenório.Passagem da lamparina, ritual tradicional nas formaturas do curso de enfermagem (foto: Gerônimo Vicente Santos)

Na ocasião, o concluinte Pedro Lucas Cirino Vitalino leu o juramento do curso técnico em Enfermagem, enquanto Maria Eduarda Costa Batista procedeu a leitura do juramento do  curso técnico subsequente em Logística. Em seguida, os formandos foram chamados para receber os certificados de conclusão dos cursos.

Juramento dos concluintes em Enfermagem ( foto: Gerônimo Vicente Santos)A  solenidade prosseguiu com a cerimônia  da lamparina. A coordenadora do curso técnico em Enfermagem, Kely Rocha explicou que o ato solene trata-se de um ritual que representa a responsabilidade dos futuros profissionais ao cuidar de vidas. O evento simbólico marca a atividade realizada pela enfermeira britânica  Florence Nightingale, que atuou na Guerra de Crimeia (1853-1856) e percebeu que muitos dos soldados feridos morriam por falta de higiene e de cuidados básicos.Todas as noites, Nightingale percorria os leitos dos feridos, com uma lâmpada na mão, para prestar  os cuidados da enfermagem aos homens doentes. A lâmpada passou a ser um símbolo da profissão e a passagem do objeto luminoso foi transportada para as cerimônias de formaturas para marcar o fim de uma etapa e o início do vínculo profissional dos formandos.

Maria Eduarda da Silva Santos proferiu o discurso em nome da turma do curso técnico em Enfermagem. João Arthur foi o orador  da turma do curso técnico em Logística. A aluna e o aluno homenagearam os professores e lembraram momentos, considerados importantes durante as atividades letivas.

O vereador Brivaldo Marques, ao fazer uso do discurso, disse que a ocasião é um momento muito importante para os profissionais e suas famílias. “Vocês têm  tudo para serem bons profissionais. “A logística só funciona se vocês estiverem lá trabalhando. É um trabalho de bastidores, onde pouca gente vê, mas muito importante para o funcionamento de uma empresa”, destacou o parlamentar de Maceió.

Israel Crescêncio, chefe do Departamento de Educação Básica do Ifal destacou sua relação com a área de Saúde e, especialmente, com a Enfermagem. “A educação transforma nossas vidas. Aqui é só início. Não parem nunca de estudar. Sou oriundo da escola pública e isso me traz muito orgulho e, por isso, passo essa mensagem para vocês”, declarou o dirigente.

O diretor-geral Alexandre Bonfim Barros disse que saudava a todos os estudantes por procurar cursos técnicos de excelênciaDiretor-geral, Alexandre Bonfim destaca qualidade dos cursos técnicos do Ifal, durante discurso ( foto: Gerônimo Vicente Santos) do campus e citou exemplos de alunos e alunas aprovados  em concursos públicos, alguns deles ainda sem condição de exercer por  ainda estarem  em formação, conforme declarou o gestor.”Isso mostra que os cursos têm qualidade.O principal do curso é o professor”, disse o dirigentes ao chamar  por nome cada  docente responsável pela formação dos estudantes certificados naquele momento.

Um momento festivo marcou o encerramento da certificação dos  técnicos em Logística e em Enfermagem que recepcionaram os presentes à cerimônia no pátio da instituição de ensino.

ESTUDANTES QUE CONCLUÍRAM O CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM ENFERMAGEM

1. ELISSANDRA ARAUJO COUTINHO