Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Ifal certifica estudantes pioneiros do curso técnico integrado do Campus Benedito Bentes
conteúdo

Notícias

Ifal certifica estudantes pioneiros do curso técnico integrado do Campus Benedito Bentes

Mais de 40 concluintes do ensino médio receberam os diplomas de técnico em Logística

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 10/03/2025 11h21, última modificação: 10/03/2025 11h24
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Estudantes comemoram conclusão do curso no Campus Benedito Bentes

Estudantes comemoram conclusão do curso no Campus Benedito Bentes

A certificação da primeira turma do curso técnico em Logística, integrado ao ensino médio do campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), foi realizada na noite de sexta-feira (7/3) com a presença dos 47 concluintes, dirigentes da instituição federal de ensino, docentes,servidores técnicos administrativos e terceirizados, além de familiares dos novos profissionais da área. A turma concluinte iniciou as atividades letivas no campus em 7 fevereiro de 2022, no início da fase de flexibilização do isolamento social devido à pandemia da Covid-19.

  Composição de mesa soleneA mesa solene foi composta pela pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa que representou o reitor Carlos Guedes de Lacerda, pelo diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, pelo chefe do Departamento de Educação Básica, Israel Crescêncio, pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, Max Manhas, pela chefe do Departamento de Administração, Paula Pradines, pela coordenadora pedagógica, Rosângela Cerqueira, pela coordenadora  do curso técnico em Logística, Manuela Lyra e pelo professor do Ifal, Alonso Pereira, um dos primeiros docentes do Campus Benedito Bentes.

A cerimônia teve início com a entrada dos concluintes, acompanhados pelos familiares, sendo  sequenciada pela leituraOradora Rebeca Freitas do juramento . Depois os concluintes foram chamados para receber os certificados de conclusão do curso. O  rito seguinte foi o discurso da oradora da turma, Rebeca dos Santos Freitas. “Queridos pais e responsáveis,familiares, professores e servidores e meus companheiros de jornada, das turmas A e B, as primeiras turmas do ensino médio. É uma honra dizer sobrevivermos. Confesso que, três anos atrás se alguém me dissesse que conseguiríamos passar por cada prova, por cada apresentação que teríamos superado os níveis de cobrança e responsabilidade que uma escola federal exige, e principalmente, que conseguiríamos voltar ao ritmo de estudo, após uma pandemia, olha a decepção da pessoa!.Eu perguntaria: você tem certeza? E todos sabem disso! Porém, após  três longos anos de ensino, viagens, apresentações, provas e madrugadas estudando,  eu posso dizer, com  alívio, que vencemos. Conseguimos superar os nossos níveis e hoje estamos aqui provando que a amizade e a perseverança foram os aliadas da gente”, afirmou a oradora.Rebeca Freitas. A oradora  lembrou momentos, considerados por ela, significativos da turma concluinte e, entre esses,  a realização dos jogos internos, organizados pelo professor  Maurício Ricardy, de Educação Física. “Ambas as turmas (A e B) criavam apresentações de dança, gritos de guerra, documentários e daríamos a vida em cada esporte. Acima de tudo, nós nos sentíamos vivos. Saber que cada ponto era importante, que cada ponto ia fazer a diferença”, relembrou. Em seu discurso, a oradora  memorizou ainda,  as viagens promovidas pelo Ifal fora do Estado como,  ao Connepi em Belém do Pará, no ano passado, a visita ao Porto de Suape, em Pernambuco e as apresentações de peças teatrais nos campi de Piranhas e Penedo. “ E é claro que eu não posso esquecer de mencionar a nossa colega Marina Madeiro que atravessou as fronteiras. E não é que a menina foi parar no México!. Era uma oportunidade de viver algo novo”, citou Rebeca Freitas. Ao final do discurso, a representante da turma agradeceu aos professores e a gestão do Ifal.

Discursaram ainda o chefe do Deparmento de Educação Básica, Israel  Crescêncio, o professor Alonso Pereira, a coordenadora pedagógica, Rosângela Pereira, a chefe do Departamento de Administração, Paula Pradines, a coordenadora do curso, Manuela Lyra e o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Manhas.

O diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim  Barros destacou a atuação da coordenadora de Apoio Acadêmico, Alessandra Vieira para a organização do evento. “Não é comum os estudantes receberem os diplomas durante a cerimônia, mas todo esforço foi feito para que  vocês fossem certificados neste momento. Hoje, vocês saem daqui com mudanças significativas em relação ao momento em que vocês ingressaram no campus",ressaltou o dirigente.

A pró-reitora de Ensino,  Cledilma Costa ressaltou a importância da certificação dos  estudantes  em uma instituição centenária e com um  ensino de qualidade. “Este diploma que vocês recebem não lhes garante sucesso, mas abre as portas para o mundo do trabalho, devido ao conceito do Ifal na sociedade.

Mais fotos