Notícias
Ifal Campus Benedito Bentes é destaque no pódio das melhores escolas pública de Maceió, segundo ranking do Enem 2024
Unidade de ensino se posiciona na quarta colocação no ranking estadual e resultado é comemorado pela comunidade acadêmica
Ifal- Campus Benedito Bentes se destaca entre as melhores escolas públicas de Alagoas
O Instituto Federal de Alagoas – Campus Avançado Maceió Benedito Bentes conquistou uma marca histórica ao aparecer como a segunda melhor escola pública de Maceió, a quarta no ranking estadual e como a segunda melhor pontuação média entre todos os campi do Ifal no ranking do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2024, divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O resultado positivo foi obtido pela primeira turma do curso técnico em Logística, integrado ao ensino médio com a participação de 43 estudantes que totalizaram uma média de 585,54 pontos, distribuídos em 555,79 na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LC), 550,7 em Ciências Humanas, 525,13 em Ciências Naturais, 597,5 em Matemática e 698,60 em Redação. A diferença entre a escola pública melhor pontuada no estado que foi o Colégio Tiradentes da Polícia Militar - Unidade Agreste que obteve a média de 623,47 foi de 37,93 pontos. Em relação ao campus do Ifal melhor posicionado na rede oficial de ensino que foi o Ifal Arapiraca com 598,09, apenas 12,55 pontos separam as médias registradas entre as duas instituições.No ranking nacional, o Campus Ifal Benedito Bentes obteve 4843 no universo de 22.704 escolas públicas e privadas avaliadas pelo Inep.

A conquista foi celebrada por toda a comunidade acadêmica do IFAL Benedito Bentes. Para o diretor-geral do campus, professor Alexandre Barros, o resultado reflete um trabalho coletivo.“Esse desempenho é fruto do esforço diário de nossos professores, técnicos e colaboradores, aliado ao empenho exemplar dos nossos alunos. É um reconhecimento que nos enche de orgulho”, destacou.
O diretor também lembrou que esta foi a primeira participação da unidade no Enem, com a conclusão da primeira turma do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio.
“Estamos apenas começando. Nosso objetivo é seguir avançando, garantindo uma formação de excelência e colocando nossos estudantes entre os melhores nos vestibulares mais concorridos do Brasil”, afirmou Barros.
Para o dirigente, a marca alcançada pelo Campus Avançado Maceió Benedito Bentes representa mais que uma vitória institucional. “Ela reforça o papel transformador da educação pública de qualidade e o impacto direto que o Instituto Federal tem promovido na vida de jovens da região do Benedito Bentes e adjacências”.
Acesse ao ranking estadual das escolas públicas, segundo o Inep