Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Ifal Benedito Bentes forma mais 36 técnicos em Enfermagem e em Logística
conteúdo

Notícias

Ifal Benedito Bentes forma mais 36 técnicos em Enfermagem e em Logística

Cerimônia de conclusão de cursos teve a participação de familiares e servidores do campus

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 07/03/2025 16h10, última modificação: 07/03/2025 17h48
Exibir carrossel de imagens Solenidade ocorreu no Campus Benedito Bentes

Solenidade ocorreu no Campus Benedito Bentes

Trinta e seis estudantes dos cursos técnicos subsequentes em Enfermagem e Logística do  Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas  receberam a certificação de conclusão de cursos durante cerimônia realizada na noite de quinta-feira (6/3) na quadra de esportes da unidade de ensino  do Ifal na parte alta de Maceió. A solenidade foi presidida pela pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa que, na ocasião, representou o reitor Carlos Guedes de Lacerda. 

Além dos concluintes, participaram da solenidade, familiares e servidores técnicos administrativos, docentes e funcionários terceirizados  que prestam serviços no campus. A mesa solene foi composta pela pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa, pelo diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Manhas, pela chefe do Departamento de Administração Paula Pradines, pela coordenadora do curso técnico em Logística, Manuela Lyra, pela coordenadora do curso técnico em Enfermagem, Talita Chaves e a representante da Unidade Básica de Saúde (UBS) Caic, Diva Maria de Souza.

A solenidade foi iniciada pela entrada dos concluintes e prosseguiu o rito, com  a leitura do juramento pela concluinteJuramento dos concluintes em  Logística Ana Kelly Silva de Amorim ( Logística ) e  Rebeca Taysa dos Santos Jesus (Enfermagem). 

Uma das tradições  em solenidades de  conclusão dos cursos na área de enfermagem foi mantida durante  o evento no Campus Benedito Bentes, que  é  a Cerimônia da  Lâmpada. Enquanto os concluintes do curso técnico  em Enfermagem acendiam as lâmpadas, a coordenadora do curso, Talita Lúcio Chaves descrevia o ritual que representa a responsabilidade que os futuros profissionais da enfermagem assumirão ao cuidar de outras vidas

 Cerimônia da lâmpada

A lâmpada foi adotada como símbolo da enfermagem em referência a Florence Nightingale, que durante a Guerra da Criméia (1853-1856) trabalhou como voluntária na assistência aos feridos, lançando a base para a profissão do enfermeiro mais tarde. Durante a noite, Florence Nightingale visitava os feridos levando uma lanterna de campanha. O efeito da luz, além de possibilitar a atenta observação, aplacava a dor e a solidão dos feridos, animando-os na luta contínua pela vida. Por essas rondas noturnas, Florence ficou conhecida como a Dama da Lâmpada.

Oradores 

Túlio César, orador da tujrma de  técnico em EnfermagemNa condição de técnico em Enfermagem, Túlio Cesar Santos Vasco proferiu o discurso em nome da turma  e agradeceu  aos docentes, servidores técnicos administrativos do campus e destacou  a importância de o governo federal  investir na educação pública e de qualidade como fator de transformação social. Everson Ferreira, foi o orador do curso técnico em Logística e, em seu discurso,  lembrou que a fé religiosa também  deve ser  considerada na superação de momentos difíceis e de alegria como aquela cerimônia.

Os novos técnicos em Enfermagem e em Logística receberam também orientações sobre a condução profissional e sobre a oportunidades  de atuação das  coordenadoras dos cursos,
Talita Chaves (Enfermagem) e  Manuela Lyra (Logística) enfatizaram a conduta ética no desempenho das atividades.

O diretor-geral, Alexandre Bonfim, ao discursar, enalteceu os esforços dos componentes das turmas em contribuir  para o sucesso  dos cursos ofertados pelo campus. “Na pandemia, essas duas atividades foram essenciais no momento de isolamento social. A Logística por meio de toda uma tecnologia que nos proporcionou facilidade  na compra de produtos sem sairmos de casa, enquanto que a Enfermagem, além de salvar vidas em um momento tão crítico permitiu que os profissionais  fossem  observados por outro ângulo, incluindo a valorização profissional”,  afirmou o dirigente.

A pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa enfatizou o momento de alegria da gestão do Ifal ao formar novos profissionais para o mundo do trabalho. 

Novas (os)  técnicas (os) 

TÉC. EM ENFERMAGEM

Adriana  Alves Pereira

Cristal dos Anjos Souza

Daniele Lourenço de Oliveira

Dauane  Vitória Soares de Oliveira

Emilly samara dos Santos Silva

Guilherme dos Santos Silva

Ivana Leite dos Santos

José Gabriel Cavalcante Soares

Maria Beatriz Ferreira  Santana

Naely dos Santos Candido

Rebeca Taysa dos Santos Jesus

Túlio Césa Santos Vasco

Vitória  Justino  Barbosa da Silva

TÉC. EM LOGÍSTICA

 

Ana Kelly Silva de Amorim Lima

Andressa Monique dos Santos

Cristiano Pinheiro Borges

Diana Vasconcelos de Almeida

Everson Ferreira de Farias

Fagner  José da Silva

Gabriela Vasconcelos Candido de Lima

Israel Ronaldo Constantino dos Santos

Jivanildo Ferreira Vieira

Leilane Monteiro dos Santos

Luciclene  Macena da Silva

Maria  Cláudia Gomes da Silva

Maria Iolanda Guilherme  Paulino

Maria Welingta da Silva Santos

Maricelia da Conceição Florentino

Mikeli Lara Mendes dos Santos

Mônica Jaqueline da Silva Oliveira

Rafaela Fabiana da Silva Santos

Regislany Pereira do Nascimento

Renata  Santos Silva

Wanderson César Teles Silva

Willian Santos Henrique

 Mais fotos

Pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa representou o reitor na solenidadeDocentes do curso técnico em EnfermagemParentes dos  formandos acompanharam a solenidade de certificação

Orador do curso técnico em Logística

ENTENDA MAIS 

Cursos técnicos subsequentes - Os cursos técnicos subsequentes do Ifal oferecem uma formação técnica aos alunos que já concluíram o Ensino Médio. O aluno concluinte recebe o diploma de técnico. A seleção é via sorteio e a duração média dos cursos é de dois anos. O campus Benedito Bentes oferta o curso técnico subsequente em Enfermagem. O curso técnico subsequente em Logística deixou de ter oferta de vagas.
Como se inscrever
Para acompanhar todas as datas de ingresso, acesse o  exame.ifal.edu.br
Acompanhe os processos seletivos abertos para cursos técnicos subsequentes em  ifal.edu.br