Notícias
Ifal - Benedito Bentes conquista o pódio da 21ªFenecit e credenciamentos para eventos científicos internacionais
Pesquisa “O projeto “Bolo de Milho, Broa e Cocada Eu Tenho pra Vender, Quem Quer Comprar? conquistou o primeiro lugar na área de Linguagens, Letra e Arte
Equipes do Ifal Benedito Bentes participantes da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia
Cinco projetos dos estudantes do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram premiados com conquista de pódio e de credenciamentos em eventos científicos internacionais ao participarem da 21ª Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit),realizada 18 a 24 deste mês, em Recife.
A equipe formada pelas alunas Maria Luiza Medeiros, Julia Tobias e o aluno José Eduardo Pereira obteve a primeira
colocação na área de Linguagens , Letras e Arte e também garantiu o credenciamento para a Milset Expo Sciences Europe, que acontecerá na Itália de 18 a 26 de outubro de 2026. O projeto “Bolo de Milho, Broa e Cocada Eu Tenho pra Vender, Quem Quer Comprar? Um Estudo Sobre a Profissionalização da Mulher Feirante no Benedito Bentes e Sua Trajetória Emancipatória”, sob a orientação da professora Káthia Leite, teve como objetivo geral compreender o papel social da mulher nas feiras e o seu protagonismo a partir das suas narrativas.
O trabalho das alunas Manuela Tavares, Laura Sales, Lilyan Gabrielly intitulado “TechCity: Uma Forma Divertida de Aprender Sobre Cidades Inteligentes",orientadopelo professor Diego da Guia e pela Profa Jordana é a coorientadora. foi premiado em terceiro lugar na área de Ciências Sociais Aplicadas e recebeu o credenciamento para International Research School, que acontecerá na Sibéria- Rússia.A pesquisa “Lila: uma ferramenta de apoio ao enfrentamento do assédio, bullying e racismo no ambiente escolar”, das estudantes Ellis Regina Santos Tavares, Sofhia Marques Soares Bezerra, orientadas pelo professor Diego da Guia Santos com coorientação do professor Ricardo Ribeiro conquistou o quarto lugar na área de Ciências Sociais e Aplicadas e também foi credenciada para ser exposta no evento científico a ser realizada na Sibéria.
Os projeto “Os Gêneros Multimodais e Catalisadores no Ensino Médio Integrado de Ifal - Campus Benedito Bentes”, das alunas Laís Victoria Mota, Vinícius Lopes e o trabalho “Vozes do Silêncio: Escritas de Resistência e Afirmação das Mulheres LGBT+ na Literatura Brasileira Contemporânea, de autoria da estudante Fernanda Lima foram credenciados para serem expostos na Expo Ciência Nacional Costa Rica, na Costa Rica. Ambos são orientados pela professora Káthia Leite.
Para o professor Diego da Guia foi um momento marcado de grande alegria e sentimento de missão cumprida para a delegação do Ifal – Campus Benedito Bentes. “Todos os projetos foram apresentados com brilhantismo, dedicação, competência e orgulho, mostrando ao Brasil e ao mundo a potência da pesquisa desenvolvida em nossa instituição.Esses resultados reforçam o compromisso do nosso campus, docentes e estudantes com a pesquisa, a iniciação científica e a transformação social por meio da ciência”, disse o docente.
Para a estudante Laura Sales "participar da 21ª Fenecit foi uma experiência marcante para a nossa trajetória acadêmica e pessoal. O evento representou muito mais do que uma feira de científica.Foi um espaço de troca e aprendizado. Estar ao lado de tantos projetos inspiradores nos fez perceber a força da pesquisa e o impacto que o conhecimento pode gerar quando é colocado em prática".
Manuela Tavares declarou que conquistar o 3º lugar na área de Ciências Sociais Aplicadas foi algo que superou, completamente nossas expectativas. "Esse reconhecimento não se resume apenas à colocação, mas simboliza todo o esforço, dedicação e paixão investidos no meu projeto".
As alunas opinaram ainda sobre a credencial obtida para participar da International Research School (IRS) que para elas, foi, sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes dessa jornada." Saber que nosso trabalho ganhou visibilidade e terá a oportunidade de alcançar novos espaços internacionais é motivo de muito orgulho e motivação.A 21ª FENECIT ficará para sempre na nossa memória como um marco de conquistas e novos começos. Essa experiência reforçou minha confiança e abriu portas que eu jamais imaginei atravessar", afirmou Manuela Tavares..
A estudante Fernanda Lima enfatizou que a participação na Feneciit foi uma das experiências mais incríveis da vida dela "Conhecer pessoas de tantos lugares, compartilhar aquilo que eu estudo, acredito e defendo e ver essas ideias ganhando espaço diante de tanta gente foi enriquecedor e transformador. Fechar meu ciclo enquanto estudante do Ifal com uma vivência que me trouxe novos conhecimentos, outras perspectivas e tanta bagagem me deixa feliz em níveis profundos", destacou a aluna do 3° Ano B do Curso Técnico Integrado em Logística.