Notícias
Guia didático do ProEPT/Ifal orienta sobre o ensino dos Jogos Cooperativos nas aulas de Educação Física
Um Guia Didático para o Ensino para Jogos Cooperativos nas aulas de Educação Física é o produto educacional de autoria da mestre, Mariana Cavalcante Dias Marques e que foi apresentado no programa de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no campus Benedito Bentes. A defesa do produto educacional ocorreu em 17 de fevereiro deste ano, bem como a dissertação intitulada “Guia Didático para o Ensino dos Jogos Cooperativos nas Aulas de Educação: uma proposta com enfoque sócio-emocional”, sob a orientação do professor Adalberon Moreira de Lima Filho.
A banca examinadora, foi constituída pelo Prof. Dr. Adalberon Moreira de Lima Filho (Presidente/Orientador), pela Profa. Dra. Tarciana Angelica Lopes Damato (Faculdade Pitágoras – Maceió), pelo Prof. Dr. Andre Sueldo Tavares de Lima (ProfEPT/Ifal) e pelo Prof. Dr. Geraldo Alves Sobral Junior (Ifal)
Mariana Marques é graduada em Educação Física-Licenciatura pela Faculdade Estácio de Alagoas (2008).É especializada em Gestão e Organização da Escola e servidora pública Federal no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Alagoas.
O produto educacional se constitui de um guia didático que está dividido em três secções: 1 - Jogos como recursos pedagógicos na Educação Física; 2- o que são jogos cooperativos e sugestão para a temática e a 3- sugestões sobre a temática. Na secção 1, segundo o jogo é apresentado como recurso pedagógico, a partir de seu conceito e possibilidades pedagógicas; na secção 2 - a autora explica o que são jogos cooperativos e a seção 3- destaca-se a explicação sobre jogos cooperativos e as sugestões de leitura complementar sobre os jogos cooperativos.
A autora desenvolveu a pesquisa no campus Satuba do Ifal no curso de técnico em Agroindústria junto a docentes do componente curricular de Educação Física.
Veja o Produto Educacional
Consulte a dissertação