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Grupos de trabalhos analisam propostas para reformulação dos cursos técnicos do Ifal
Reuniões ocorrem até essa quarta-feira (11) no auditório do Campus Benedito Bentes
Reitor Carlos Guedes abre a série de reuniões sobre propostas de reestruturação dos cursos
Durante três dias consecutivos, dirigentes da Pró-reitoria de Ensino, diretores dessa área nos campi do Ifal (Instituto Federal de Alagoas) e docentes se reúnem para analisar 31 propostas de reestruturação dos cursos técnicos. O encontro começou na manhã desta segunda-feira (9) no Campus Benedito Bentes e prosseguirá até quarta-feira (11) nesse mesmo local. As propostas foram produtos de várias outras reuniões de trabalho ocorridas durante os três últimos meses e que visam reformular os cursos técnicos do Ifal quanto às áreas disciplinas e carga horária. As proposições surgiram da participação dos docentes de todos os cursos que acompanharam os encontros realizados. Ao final dos três dias, um documento com essas propostas será emitido ao Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) do instituto para apreciação dos conselheiros.
A pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa disse no início da reunião que a apresentação das propostas representa um momento histórico para o Ifal. ”Serão três dias de confinamento para avaliar os cursos técnicos da instituição, sendo essa a maior ação do Ifal nos últimos anos”, ressaltou.
O reitor do Ifal, Carlos Guedes participou da abertura da série de reuniões e congratulou com todos os integrantes dos grupos de trabalhos pela coragem e determinação para dar uma nova configuração aos cursos técnicos do Ifal.
As reuniões estão sendo realizadas por atuação de grupos de trabalhos que analisam 18 áreas em 31 ofertas de cursos técnicos e alguns deles podem ser implantados nos campi, a partir de 2020, como são os casos de Murici que poderá receber o curso técnico de Biotecnologia e de Maceió que deve ser contemplado com o curso de Desenvolvimento de Sistemas.
Nesses três dias, os grupos preparam o plano pedagógico dos cursos técnicos e os integrantes discutem o eixo tecnológico, a organização curricular, a formação geral referente às disciplinas e a carga horária, biblioteca, instalações e perfil dos docentes.