Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Grupo do 1º Recital dos Poetas Mortos apresenta poemas para estudantes do Campus Benedito Bentes
conteúdo

Notícias

Grupo do 1º Recital dos Poetas Mortos apresenta poemas para estudantes do Campus Benedito Bentes

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 20/08/2025 15h34, última modificação: 20/08/2025 15h35
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Grupo que recita poemas se apresentou para os alunos do Campus Ifal Benedito Bentes

Grupo que recita poemas se apresentou para os alunos do Campus Ifal Benedito Bentes

Estudantes do curso técnico em Logística do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) receberam na  manhã desta quarta-feira (20/8), o projeto 1º Recital dos Poetas Mortos que recita poemas de poetas consagrados na literatura brasileira, alagoana e internacional. Sob o acompanhamento da professora de Literatura Brasileira, Káthia Leite, os discentes assistiram à declamações de poemas  pelos componentes do grupo Igor Vasconcelos, Gi Silva (músico/sonoplastia) e Julien Costa.

O grupo se apresenta vestidos de preto e homenageiam poetas consagrados na literatura, como Vinicius de Moraes, Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Gonçalves Dias, Castro Alves,Florbela Espanca, Lêdo Ivo, Antônio Cícero, Charles Bukowski entre tantos outros.O recital nesta semana é apresentado em escolas públicas da parte alta de Maceió e o campus Benedito Bentes foi incluído na relação das apresentações

A seleção de poemas foi pensada para facilitar a compreensão, o encantamento e a reflexão, promovendo o acesso à cultura e o estímulo à leitura. Alguns dos poemas recitados para os estudantes foram: “Canção do Exílio”(Gonçalves Dias), “O Acendedor de Lampiões” (Jorge de Lima), “Soneto 3 (Carlos Moliterno), “ou-me Embora pra Pasárgada ou-me Embora pra Pasárgada” (Manuel Bandeira),”Soneto de fidelidade” (Vinicius de Morais)”A clandestina” (Lêdo Ivo) e “Congresso Internacional do Medo” (Carlos Drummond de Andrade).

Além dos poemas, a escuridão proposital do ambiente chama a atenção. Velas sobre a mesa coberta por uma toalha preta e cabeças de esqueletos dão ao espaço um mistério peculiar antes da apresentação que têm sonoras músicas de fundo.É nesse cenário que os poemas são recitados.

Os alunos também participaram do recital ao declamarem poemas de autores alagoanos, brasileiros e internacionais. Ao final da apresentação, a professora Kátiha Leite convidou o grupo para participar do Sarau literário, promovido pelo campus e  que ocorrerá em outubro.

O 1º recital dos Poetas Mortos foi idealizado por Igor Vasconcelos em Parceria com Julien Costa para democratizar o acesso à arte da declamação e a produção literária alagoana, brasileira e universal, reforçando um compromisso com o acesso à cultura, à educação cultural, proporcionando momentos de reflexão e encantamento ao despertar o interesse pela leitura aos jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas. Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). 

Foto:Lidiane Amorim

 

Ficha Técnica:

Elenco: Igor Vasconcelos, Gi Silva (músico/sonoplastia), Julien Costa

Cenografia/Adereços/figurinos/ caracterização: Julien Costa

Assistentes de produção: Lidiane Amorim e Ana Sueli Pereira

Realização: Igor Vasconcelos