Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Fevereiro Laranja: palestra sobre leucemia integra ação dos estudantes do curso técnico em Enfermagem
conteúdo

Notícias

Fevereiro Laranja: palestra sobre leucemia integra ação dos estudantes do curso técnico em Enfermagem

publicado: 17/02/2020 15h39, última modificação: 18/02/2020 09h36

O projeto Saúde e suas Cores dos alunos do curso técnico em Enfermagem do Campus do Ifal Benedito Bentes promove nesta quarta-feira (19), às 15 horas, no auditório da unidade de ensino,  uma palestra proferida pelo médico Manoel Correia de Araújo Sobrinho, especialista em Hematologia Clínica e Hemoterapia. O tema  tratado será a Leucemia e a Importância do Doador de Medula.

 A programação faz parte da atividade Fevereiro Laranja que tem como objetivo sensibilizar a sociedade a respeito da Leucemia, uma doença que acomete  várias pessoas no mundo, inclusive de forma fatal. A palestra estava prevista para sábado, mas foi transferida para essa quarta-feira (19) devido à incompatibilidade na agenda do palestrante.

 A campanha Fevereiro Laranja teve início neste mês com exposição de cartazes e orientações  para  estudantes, servidores da unidade de ensino e para a comunidade externa sobre a leucemia.

Segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), a doença já  provocou mais de 7 mil mortes em uma década e, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau),  entre 2015 a 2017 cerca de 270 crianças, adolescentes e jovens com idade entre zero a 19 anos foram diagnosticados com câncer hematológico,  também conhecido como leucemia.

O projeto Saúde e suas Cores, sob a orientação da professora Paulyanne Magalhães, com o apoio do coordenador do curso, Salomão Patrício França e dos docentes Letícia Oliveira de Melo e Kaline Delgado Gama, visa alertar sobre os cuidados com a saúde por meio de estímulo à prevenção de doenças e de risco à vida das pessoas. São onze meses de alternância de cores no campus para lembrar as comunidades interna e externa sobre a necessidade de prevenção à saúde. A atividade não ocorre em janeiro devido às férias escolares.

Os estudantes Carlos Henrique, Louise Rachel, Alice Moura, Ana Carolina e Évia Larissa são os responsáveis por mudar a tonalidade do campus a cada mês para atender ao propósito do projeto. Neste mês, cartazes de orientação foram expostos no acesso à entrada e no pátio do campus do Ifal na parte alta de Maceió.