Notícias
Fevereiro Laranja: palestra sobre casos de reversão da leucemia desperta a atenção de alunos e professores do campus
Hematologista Manoel Correia Sobrinho durante palestra no Campus Benedito Bentes
Relatos de casos de reversão da leucemia em pacientes da rede pública de saúde foram apresentados pelo hematologista Manoel Correia Sobrinho durante palestra promovida pelo curso técnico em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O evento ocorreu na tarde de quarta-feira (19) no miniauditório da unidade de ensino e teve a participação de professores e estudantes.
O tema da palestra foi “Leucemia Aguda e Linfoma: uma Abordagem para o Clínico”. Durante a exposição, o médico explicou as possíveis causas que podem provocar a leucemia que é uma doença maligna dos glóbulos brancos os mesmos que são responsáveis pela defesa do organismo. Trata-se do câncer dos tecidos formadores do sangue, a chamada medula óssea, que pode acometer desde crianças até idosos. “O uso excesso de produtos químicos durante uma limpeza doméstica pode ocasionar danos corrente sanguínea por via nasal ou por meio do contato com a pele. Não há uma causa específica para apontar a doença sem que haja uma investigação detalhada, por meio de exames para se descobrir o que gerou a doença”, explicou o especialista no assunto.
Exemplos envolvendo pacientes crianças e adultos da rede pública de saúde no Estado e que foram acometidos pela leucemia foram citados durante a palestra. Os nomes e imagens dessas pessoas foram preservados durante a apresentação, mas os detalhes contados pelo médico desde a descoberta do problema até o processo de recuperação desses pacientes despertaram o interesse dos estudantes e professores presente ao evento.
Material gráfico explicativo sobre a doação de sangue e da medula óssea foi distribuído pela Coordenação do curso técnico em Enfermagem entre os presentes à palestra de Manoel Sobrinho.
A palestra fez parte da programação do projeto Saúde e suas Cores que alerta sob os cuidados com a saúde por meio de estímulo à prevenção de doenças e de risco à vida das pessoas. A ação é exercida por alunos do curso técnico em Enfermagem, sob a orientação das professoras Paulyanne Magalhães, Letícia Oliveira de Melo e Kaline Delgado.
Neste mês de fevereiro, a cor predominante no projeto é o laranja que se refere ao combate a leucemia.