Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Exposição de Maquetes de Estruturas de Armazenagem

Exposição de Maquetes de Estruturas de Armazenagem

por Marcos Charles publicado: 28/06/2019 11h40, última modificação: 28/06/2019 11h40

Alunos do 2º período do curso técnico subsequente em Logística participaram de aula prática com exposição de maquetes e simulações de estrutura de armazenagem. O atividade ocorreu no Instituto Federal de Alagoas, campus Avançado Benedito Bentes.

Na atividade, sob a orientação do prof. Diego da Guia, cada grupo montou uma maquete ou fez uma simulação apresentando as características básicas de estruturas de armazenagem, o tipo de carga/produto a que são destinadas, e as vantagens e desvantagens que possuem, sempre com base nas aulas teóricas ministradas no curso.

A discente Yasmin Fernanda ressaltou a importância que tais atividades práticas tem no decorrer do curso e em como agrega uma nova visão ao se deparar com máquinas e estruturas de armazenamento na vida real. Ela citou que:  “O trabalho sobre o desenvolvimento das maquetes é muito enriquecedor. Isto faz com que os alunos se aprofundem no conhecimento das estruturas referente ao armazém e dessa forma começamos a entender que cada armazém necessita de uma estrutura específica”.

O prof. Diego da Guia, docente da disciplina, citou que: "Para execução dos trabalhos utilizamos diversos materiais como caixas de papelão descartadas, palitos de churrasco, palitos de picolé, isopor, entre outros. O intuito é  aprofundar os conhecimentos sobre Estruturas de Armazenagem".

Para a discente Thalita Silva, o conhecimento adquirido nesta atividade é essencial para a atividade profissional que irão desenvolver após formados. Ela enfatizou que: “Os trabalhos das maquetes, foram trabalhos extremamente interessantes, pois, conseguimos ir além de um assunto abordado em sala de aula, adquirimos mais conhecimentos. Aprendemos mais quando colocamos em prática o assunto estudado. Ficamos mais motivados. Alcançamos mais conhecimentos e aprendemos mais sobre cada estrutura, como: para que serve, como funciona e também sobre os custos de cada estrutura. Nós estudantes ficamos muitos satisfeitos com o trabalho”.

O Prof. Diego termina citando que:  "O resultado da atividade foi positivo, visto que os discentes puderam entender de forma prática as características gerais de cada modelo de armazenagem, bem como, à medida que criavam suas estruturas conseguiam propor novas ideias para o funcionamento dos armazéns".

Prof. Diego da Guia é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas (2010), possui especialização em Gestão Empresarial pela Faculdade Integrada Jacarepaguá (2012) e Mestrado Profissional em Administração Pública pela UFAL (2017). Faz parte do corpo docente do curso técnico subsequente em Logística e ministra as disciplinas de Controle de Estoques, Armazenagem e Movimentação de Materiais, e de Operações de Transporte e Distribuição.