Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes visitam Centro de Tratamento de Resíduos e assimilam a teoria com a prática da logística

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 13/04/2022 08h44, última modificação: 13/04/2022 08h44
Exibir carrossel de imagens estudantes do 3° período do curso técnico em Logística durante visita ao Centro de Tratamento de Resíduos

O sistema de tratamento de resíduos sob a ótica das disciplinas Logística Reversa, Inovação e Empreendimento e Operações de Transportes e Distribuição foi tema da aula prática dos  estudantes do 3º período do curso de Logística do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O grupo, supervisionado pelos professores André Rocha, Ana Karla e Diego da Guia, realizou uma visita técnica no dia 5 deste mês, ao Centro de Tratamento de Resíduos de Maceió (CRT), localizado no bairro da parte alta da capital alagoana. Na ocasião, os alunos observaram as atividades de recepção de resíduos oriundos de construções e reformas e dos resíduos domésticos. O processo de tratamento de chorume e  o processo de recepção desses resíduos em sua disposição final operados pela empresa V2 Ambiental também foram acompanhados pelos estudantes.

O Centro de Tratamento de Resíduos de Maceió foi inaugurado em abril de 2010, no bairro Benedito Bentes e temEstudantes registram o sistema de operação do CTR de Maceió capacidade total para receber 1.500 toneladas de lixo, por dia, pelos próximos 20 anos. O CTR recebe diariamente 1,5 mil toneladas de resíduos, sendo mil somente de resíduos domiciliares, e tudo é descartado em uma célula impermeabilizada. Desta célula, por conta do armazenamento do resíduo, saem o chorume e gases. O chorume é direcionado para uma central de tratamento, que fica no próprio CTR, e passa por uma série de procedimentos avançados, de acordo com informações  da empresa operadora.