Notícias
Estudantes participam da 17ª Caravana Itinerante de Ciências e Tecnologia
Com o tema “Ciência para redução das desigualdades”, a 17ª Caravana Itinerante de Ciências e Tecnologia, atividade que integrou a programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ocorreu na sexta-feira (20) no Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) envolveu professores do Ifal e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em ações que tiveram a participação dos estudantes da unidade do Ifal na parte alta de Maceió e do município de Rio Largo.
No período da tarde, o evento foi aberto pelos docentes da Ufal e das unidades do Ifal que foram representadas pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Max Manhas do campus Benedito Bentes e do diretor-geral Edel Alexandre, do campus Rio Largo.
A programação teve sequência com atividades nas salas de aula e no ginásio de esportes. Nesses espaços, os estudantes dos dois campi assistiram às apresentações sobre o Modelo de Bohr, modelo atômico que utiliza noções da recém-descoberta mecânica quântica e que introduziu conceitos importantes, como os estados estacionários, além das órbitas eletrônicas, locais onde os elétrons não absorveriam ou emitiriam energia.Ainda foi exposto trabalho sobre o Teorema de Pick no Geoplano que permite calcular áreas de polígonos simples, contidos em uma malha reticulada, por meio da contagem de nós.
Atividades desportivas e de lazer integraram a programação estimuladas pelos alunos da Ufal para os estudantes do Ifal, sob a supervisão dos professores Antônio Passos (Ufal) e Maurício Ricard (campus Benedito Bentes).
No miniauditório do campus, houve apresentação de documentários, a maioria referente à evolução da ciência e tecnologia.A programa se estendeu no período noturno.